Para celebrar a arte e o talento dos jovens estudantes da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) abriu oficialmente na sexta-feira (4), a quinta edição da exposição AVIE! Artes Visuais na Escola.
A mostra segue até o dia 4 de março, na Galeria J. Inácio, na Biblioteca Pública Epiphânio Dória, em Aracaju.
No local, estão sendo expostas 44 obras, cujo destaque ficou com o aluno Kaike Júnior Silva de Jesus, do Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto, em Canindé de São Francisco.
Ele alcançou a maior pontuação no processo de avaliação e seleção.
O primeiro colocado foi agraciado com um notebook, e todos os participantes selecionados receberam certificado de participação.
Kaike Júnior Jesus (Fotos: Maria Odília/Seduc)
“Estou muito feliz com esse resultado. Não imaginava que poderia ganhar. Todas as obras foram muito bem feitas, todos são merecedores de estarem aqui”, disse o estudante Kaike Júnior Silva, após ser anunciado como vencedor da Exposição AVIE.
O jovem, que é apaixonado pela arte desde os cinco anos de idade, apostou em uma ilustração sobre um tema bastante atual: a pandemia e os seus efeitos.
“A minha ideia foi retratar os sentimentos, as emoções que vivemos neste período, por tudo aquilo que passamos e as perdas.
A arte nos proporciona isso. Por meio dela podemos expressar o que aconteceu, e por isso achei interessante trazer esse tema”.
O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, enalteceu o potencial artístico dos estudantes da rede estadual e falou sobre a importância da manutenção de projetos que evidenciam os talentos dentro da escola.
“Esse é o tipo de ação em que a gente acredita muito e tem apostado firmemente. Parabéns aos alunos, sobretudo aos seus educadores que os incentivam e às suas escolas que os apoiam. Esses trabalhos têm qualidade e potencial”.
A diretora da Galeria J. Inácio, Jane Junqueira, em seu discurso, destacou a importância do projeto AVIE!, e também fez referência aos educadores e aos artistas sergipanos, que tanto incentivam e servem de inspiração para os jovens artistas.
“A arte está no cotidiano de todo mundo, mas vocês são diferenciados porque têm o dom. Estamos felizes com essa parceria e com a abertura de nossa galeria para celebrar todos esses trabalhos”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM
62 mil sergipanos esperam pela nota do Enem; e eles podem estudar em Portugal; veja como
Os últimos dados divulgados pelo SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, apontam que hoje cerca de trinta e cinco mil brasileiros estão matriculados em terras lusitanas.
--------------------
Representadas por uma grande diversidade artística, as obras expostas não tiveram restrição de tema e dimensão.
Durante o processo de inscrição, foram aceitos trabalhos dentro das linguagens artísticas: pintura, fotografia, desenho, imagem digital, colagem e escultura.
Além disso, a produção também não precisava ser inédita, sendo necessário que fosse da própria autoria do estudante.
O objetivo é fomentar a produção artística, nos níveis amador e profissional, contribuindo para a identificação de novos talentos nas artes visuais sergipanas.
A visitação estará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o dia 4 de março.