>

06/04/2025 10:28

Compartilhe:

Cartão de estacionamento, Autismo

Durante o mês de conscientização sobre o autismo, celebrado em abril, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) reforça seu compromisso com a inclusão social por meio da oferta de dois serviços essenciais para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a Carteirinha de Passe Livre e o Cartão de Estacionamento para pessoas com deficiência.

Carteirinha de Passe Livre

A Carteirinha de Passe Livre garante o acesso gratuito ao transporte público municipal para pessoas com TEA. Para solicitar o documento, é necessário que o responsável compareça à sede da SMTT, localizada na rua Roberto Fonseca, nº 200, bairro Inácio Barbosa.

Documentos exigidos:

  • Laudo médico com diagnóstico de autismo
  • Documento de identidade (original e cópia)
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Documentos do responsável (caso a pessoa com TEA seja menor de 12 anos)

O processo inclui um agendamento para perícia médica, realizada por psiquiatra, que ocorre duas vezes por semana. Após a aprovação na perícia, o responsável deve solicitar a emissão da carteirinha no Aracaju Card, no CEAC da Rua do Turista (rua Laranjeiras, 317).

“A carteirinha de Passe Livre para pessoas com autismo não tem prazo de validade e, após a aprovação, o responsável recebe o documento em poucos dias", explicou Solange Silva, chefe do Núcleo de Perícia da SMTT.

Cartão de Estacionamento

O Cartão de Estacionamento para pessoas com deficiência, que também contempla pessoas com autismo, permite o uso de vagas exclusivas em áreas públicas e privadas. De janeiro a março de 2025, cerca de 400 cartões foram emitidos.

Documentos necessários

  • RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Laudo médico
  • Documentos do responsável (para menores de 12 anos)

Diferentemente da carteirinha de Passe Livre, não há necessidade de perícia para obter o cartão de estacionamento. O documento é emitido no mesmo dia e tem validade de cinco anos.

“O cartão é intransferível e só pode ser utilizado quando a criança cadastrada estiver no veículo”, reforça Luiz Cláudio Marinho Lessa, coordenador de Atendimento da SMTT.

Depoimento

A manicure Lilian Mara Montel, mãe de uma criança com TEA, relata sua experiência:

“Ter esse cartão é muito importante porque diminui o espaço entre o estacionamento e o destino. Meu filho é muito agitado, então isso ajuda muito. Fui muito bem acolhida na SMTT, o atendimento foi excelente e eles me ajudaram até com as cópias dos documentos”, declarou.

 

Com informações da PMA

 

Da redação

Da redação -

Aracaju Magazine

Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal. 

Nos acompanhe por e-mail!