O paraciclista sergipano Ulisses Freitas, que recentemente competiu nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, está agora representando Sergipe e o Brasil no Campeonato Mundial de Paraciclismo de Estrada 2024, em Zurique, Suíça. O evento, que é o segundo mais importante da categoria, ocorre até o dia 29 de setembro.
Com o apoio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e do Banese, Ulisses se junta aos 19 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Ciclismo para representar o país no Mundial. Sua convocação veio graças aos excelentes resultados que ele obteve ao longo de 2024, tanto em competições nacionais quanto internacionais.
Ulisses estreou no Mundial na última terça-feira, 24, na prova de Contrarrelógio da categoria H1-5, percorrendo 18,8 km e conquistando o 9º lugar. O paratleta do Time Sergipe volta a competir no próximo domingo, 29, na prova de Resistência.
A edição de 2024 é histórica, pois marca a primeira vez que a União Ciclística Internacional (UCI) realiza simultaneamente os Campeonatos Mundiais de Ciclismo de Estrada e de Paraciclismo. Ao todo, estão em disputa 64 títulos mundiais, sendo 11 de ciclismo e 53 de paraciclismo. Os campeões receberão o tradicional maillot arco-íris, distintivo usado pelos vencedores do Mundial até a próxima edição.
O presidente do Banese, Marco Queiroz, destacou a importância de apoiar atletas como Ulisses Freitas, ressaltando o impacto positivo que isso traz para a juventude sergipana.
“Quando um atleta do estado se destaca, como o Ulisses, a conquista não é apenas dele, mas de milhares de sergipanos que se inspiram em seu exemplo. O esporte oferece novas oportunidades de vida para os jovens”, afirmou Marco Queiroz.
Ulisses Freitas continua sua trajetória em competições de alto nível, elevando o nome de Sergipe e do Brasil no cenário internacional do paraciclismo.
Com 12 anos de ciclismo, Ulisses Freitas foi o primeiro sergipano paratleta a participar dos Jogos Parapan-Americanos em 2023 em Santiago, no Chile; e o primeiro nos Jogos Paralímpicos, onde disputou três competições e terminou as disputas em 4° lugar na prova de Revezamento por equipes, 7° na de Resistência e 11° na prova de Contrarrelógio.
“Ter participado dos Jogos Paralímpicos representando o Brasil foi algo surreal. Ficar na Vila Olímpica, estar naquele ambiente junto com os melhores do mundo, todos em busca do mesmo objetivo, que era o de estar no lugar mais alto do pódio. A emoção que senti e o carinho que recebi são coisas que marcaram minha vida”, declarou Ulisses Freitas.
O sergipano acumula diversas vitórias no currículo, conquistadas ao longo da carreira: tetracampeão brasileiro de paraciclismo, tetracampeão da Copa do Brasil e campeão sergipano. Em 2024, até o momento já obteve seis medalhas de ouro em competições nacionais.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.