Barbados se tornou oficialmente uma república nessa segunda-feira (29) à noite, em uma cerimônia na qual a rainha Elizabeth II deixou de ser a chefe de Estado da ilha.
O país terá sua primeira presidente, Sandra Mason, e a cantora Rihanna como heroína nacional.
Barbados vira república e nomeia Rihanna, que nasceu no país, heroína nacional (Getty Images)
----------
Independente do Reino Unido desde 1966, Barbados celebrou sua transição da monarquia para o governo republicano após quase quatro séculos sob o comando da coroa britânica.
Foto: Toby Melville/Reuters
A ilha terá como chefe de Estado outra mulher, Sandra Mason, até agora governadora-geral do país, após sua eleição em 21 de outubro.
Mason fez o juramento ao cargo à meia-noite de segunda-feira na capital do país, Bridgetown, em uma cerimônia oficial na qual também foi substituído o estandarte real pela bandeira presidencial.
"Eu, Sandra Prunella Mason, juro ser fiel e manter verdadeira lealdade a Barbados de acordo com a lei, com a ajuda de Deus", declarou a nova presidente.
Príncipe Charles discursa em cerimônia da república de Barbados, em 29 de novembro de 2021 (Foto: TobyMelville/Reuters)
----------
A cerimônia contou com a presença do príncipe Charles, filho mais velho de Elizabeth II, e da cantora Rihanna e não foi aberta ao público.
No entanto, a suspensão temporária do toque de recolher, imposto devido ao coronavírus, permitiu que a população aproveitasse as festividades, que incluíram fogos de artifício em toda a ilha.
----------
Barbados é um país insular nas Pequenas Antilhas das Índias Ocidentais, na região do caribenha das Américas e a mais oriental das ilhas do Caribe.
Tem 34 km de comprimento e 23 km de largura, cobrindo uma área de 432 km².
A sua população, com estimativa de 2019, é de 290 mil habitantes.