Findo o prazo das convenções e à medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam, os cidadãos aracajuanos vão se habituando com o rosto e o discurso de um ou outro pretendente a ocupar o principal cargo do nosso poder executivo.
Entre as idas e vindas das pré-candidaturas, puxa de cá, conversa de lá, finalmente os grupos estão formados.
As mulheres são maioria
Esse ano, Aracaju se destaca como a única capital do Brasil onde a maioria das chapas que disputam a prefeitura é encabeçada por mulheres.
Ao todo são 5 candidatas a prefeita. Mais que o dobro dos candidatos homens, que são apenas dois.
Niully Campos, 36 anos, é advogada militante, com foco em Direito Penal e Processo Penal. Formada em Direito pela Universidade Tiradentes, possui mestrado pela Universidade Federal de Sergipe e é professora de Direito Penal na FANESE.
Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal pela faculdade de Direito Damásio de Jesus, Niully também foi aprovada no concurso para membro do Ministério Público do Estado de Sergipe.
Sua carreira inclui experiências como assessora parlamentar no Senado Federal, procuradora adjunta no município de Capela-SE e liderança no Renova BR.
O candidato a vice-prefeito que comporá a chapa com Niully é o professor de direito e militante Alexis Pedrão, também do Psol.
Candidata do União Brasil, Yandra Moura
Nascida em Aracaju em 1994, Yandra Moura, 30 anos, é advogada formada pela Universidade Tiradentes e pós-graduada em Direito do Trabalho pela PUC-SP.
Ela está se especializando em Direito Tributário e Direito Corporativo e Governança Empresarial.
Filha de Lara Moura, prefeita de Japaratuba, e André Moura, ex-deputado federal, Yandra foi eleita deputada federal por Sergipe em 2022, tornando-se a primeira mulher eleita para a Câmara dos Deputados em representação do estado.
Ela é vice-líder do União Brasil e atua em várias comissões, incluindo a de Constituição e Justiça e Cidadania e a de Defesa dos Direitos da Mulher.
O candidato a vice-prefeito da chapa encabeçada por Yandra Moura é o ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (Podemos).
Natural de Lagarto, Emília Corrêa, 62 anos, mudou-se ainda criança para Aracaju, onde construiu sua carreira.
Advogada e defensora pública aposentada, Emília também é uma comunicadora de rádio e TV, além de vereadora em seu segundo mandato.
Ela foi Corregedora Geral e Secretária Geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe e presidente do Tribunal de Ética da OAB/SE.
Em 2006, foi condecorada como Cidadã Aracajuana. Emília tem uma forte presença em eventos jurídicos nacionais e possui artigos publicados em revistas especializadas.
Para a candidatura a vice-prefeito, a chapa de Emília Correia contará com o nome do jornalista Ricardo Marques (Cidadania).
Candisse Carvalho é jornalista e assumiu em 2023 a assessoria especial do Ministério do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.
Esta é sua primeira vez disputando uma eleição. Formada em Jornalismo pela UNIT, está cursando mestrado em Administração Pública, Gestão e Políticas Públicas.
Candisse trabalhou na TV Sergipe e ocupou vários cargos em assessorias de imprensa em Aracaju e no Estado de Sergipe, além de ter atuado no Partido dos Trabalhadores.
Para compor a chapa puro sangue, a federação Brasil da Esperança (PT, PcdoB e PV) escolheu o nome da professora e ex-vereadora de Aracaju Rosângela Santana (PT).
Danielle Garcia, 48 anos, é formada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Enquanto delegada de polícia, ela foi diretora do Departamento de Combate a Crimes contra a Ordem Tributária e à Administração Pública em Sergipe e coordenou o Laboratório de Tecnologia no Combate à Lavagem de Dinheiro.
Danielle também trabalhou no Ministério da Justiça e para concorrer ao cargo de prefeita, licenciou-se da Secretaria de Estado da Mulher de Sergipe.
Para candidato ao cargo de vice-prefeito, o MDB definiu o nome de Ayslan Araújo (MDB).
Ayslan é profissional de Educação Física e tem PhD em Ciências da Saúde pela UFS.
José Paulo ou Zé Paulo Leão é procurador do estado de Sergipe desde 1998 e advogado especialista em Direito Tributário.
Ex-delegado da Polícia Federal, atuou na superintendência do Amazonas, onde chefiou a Delegacia de Combate aos Crimes Ambientais e contra o Patrimônio Histórico.
Ele foi anunciado candidato à Prefeitura de Aracaju pelo Partido Novo. Como candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Zé Paulo, o partido escolheu o nome de Lânia Barboza
Candidato do PDT, Luiz Roberto
Luiz Roberto, 59 anos, é advogado, formado pela Universidade Federal de Sergipe, foi servidor público no Ministério da Fazenda e na Petrobras.
Na administração municipal de Aracaju, foi presidente da Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat) e presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Advogou no escritório do Professor Carlos Britto, foi Secretário do Turismo de Aracaju e no governo de Fábio Mitidieri, foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).
O candidato a vice-prefeito escolhido para compor a chapa de Luiz Roberto (PDT) é o ex-deputado estadual Fabiano Oliveira (PP).