27/09/2024 10:39

Compartilhe:

A Casa do Artesanato Sergipano, uma iniciativa do Governo de Sergipe, em parceria com o Instituto Banese, está se tornando uma referência nacional no fomento ao artesanato local

A Casa do Artesanato Sergipano, uma iniciativa do Governo de Sergipe desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com o Instituto Banese, está se tornando uma referência nacional no fomento ao artesanato local.

O projeto foi apresentado nesta quinta-feira, 26 de setembro, no Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), em Brasília, e será adotado como padrão nacional pelo Governo Federal.

Projeto de incentivo ao artesanato

O projeto, voltado para o incentivo e valorização da cultura e da tradição sergipana, contempla a criação de uma loja exclusiva para o artesanato local em todas as oito regiões de Sergipe: Alto Sertão, Baixo São Francisco, Médio Sertão, Agreste, Leste, Grande Aracaju, Centro Sul e Sul.

Três modelos de lojas serão desenvolvidos em contêineres, além de uma loja máster em Aracaju, dedicadas à comercialização de produtos feitos por artesãs e artesãos sergipanos.

Aprovação do Governo Federal

O Ministério do Empreendedorismo aprovou as ações estruturadas pelo Governo de Sergipe, destacando o modelo em contêineres da Casa do Artesanato Sergipano.

Segundo Jorge Teles, secretário de Estado do Trabalho, será firmado um termo de cooperação para que o Governo Federal ofereça financiamento para a construção da Casa do Artesanato Sergipano nesse formato, que será adotado como padrão nacional.

RendaVeste e Economia Criativa

Além da Casa do Artesanato, o projeto RendaVeste foi apresentado como parte da estratégia de desenvolvimento econômico.

O RendaVeste visa promover a produção da Renda Irlandesa, único Patrimônio Imaterial Sergipano registrado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sergipe é o único lugar do mundo onde essa técnica ainda é produzida, representando um grande potencial para o desenvolvimento econômico das artesãs locais.

Foto: Igor Matias
Foto: Igor Matias

Crescimento da Economia Criativa

O estado de Sergipe também obteve destaque no crescimento da economia criativa, com um aumento de 28% na criação de postos de trabalho em 2023, segundo dados da Pnad Contínua do IBGE.

O setor de artesanato e economia solidária gerou mais de R$ 3 milhões em vendas no ano de 2023, nos espaços proporcionados pela Secretaria do Trabalho.

O MEMP se comprometeu a ser parceiro nessas ações para fortalecer ainda mais o micro e pequeno empreendedor.

Valorização da Cultura Sergipana

O secretário-executivo de Representação de Sergipe em Brasília, José Luciano Nascimento Lima Filho, também apresentou o projeto Viva SE, uma iniciativa que busca fortalecer o sentimento de sergipanidade por meio de espaços culturais que celebrem o legado histórico do estado.

Esse projeto, voltado para a cultura e o turismo, inclui ações que valorizam o artesanato local e a tradição sergipana.

A Casa do Artesanato Sergipano surge como um modelo inovador de promoção cultural e econômica, consolidando Sergipe como um exemplo nacional no apoio à economia criativa e ao artesanato local.

 

Com informações do Governo de Sergipe

Redação

Redação -

Redação

Redação

Nos acompanhe por e-mail!