Tema Livre

09:18
11/08/2021

Chapada Diamantina, entre Lençóis e a Vila do Capão

Meu sonho de conhecer a Chapada Diamantina foi concretizado.

A região de serras, protegida na categoria de parque nacional, está situada no centro do estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

Em meio a um turbilhão de acontecimentos, minhas amigas irmãs, Laís Maciel e Solange Gomes me convidaram para ir, um refresco em minha vida e minh’ alma.

Texto e fotos: Tanit Bezerra*

Lençóis vista do alto do rio Serrano, Parque Municipal de Muritiba

----------

Uma longa estrada nos leva e nos traz. Laisinha ao volante, segura e precisa nos conduz a um lugar que, se eu fosse bem racional não iria aos 60 anos, portadora de artrite reumatoide.

Mas, encarar e superar fazem parte do meu ser. Uma semana é o básico, um dia pra ir, outro pra voltar e cinco pra explorar, nem todos os lugares, claro, são muitos.

Contratamos o Raimundo, guia nativo, conhecedor da região e parceiro nas caminhadas e obstáculos.

Piscina do Serrano

----------

Começamos pelo Parque Municipal de Muritiba, que abriga o Serrano, rio que desce pelas pedras formando piscinas naturais e corta a cidade de Lençóis, ocupada a partir de 1845, por vaqueiros e garimpeiros que avistaram de cima da serra as águas fartas espumadas descendo sobre os lajedos, semelhantes a lençóis brancos, uma das versões que deram origem ao nome da cidade, que conta com um centrinho histórico, bares, restaurantes, música boa e gente bonita a subir e descer ladeiras.

As “piscinas” com pequenas cachoeiras do Serrano, o Salão de Areias Coloridas e a Cachoeirinha são imperdíveis nessa trilha.

Salão d Areias Coloridas, Parque Municipal de Muritiba

----------

Outro dia, outro cenário. A Cachoeira do Mosquito me surpreendeu, é majestosa. Leva o nome Mosquito, não por causa do inseto, mas pelo diamante pequenino, típico dessa região, rica em pedras preciosas.

Prepare o fôlego, são 340 degraus pra descer e subir, além de areia e pedras na trilha. Eu consegui! Recomendo ir de manhã, no início da tarde o sol vai se escondendo e o frio bate. Super vale!

Tons das areias do Salão

----------

Fomos também ao pé do famoso Morro do Pai Inácio. As 16h encerra a subida e às 17h tem que descer sem ver o pôr do sol. Não deu pra subir, mas vale a vista, tirando uma torre monstra de telefonia na paisagem.

Pedras coloridas no caminho

No dia seguinte seguimos para conhecer o Vale do Capão. 50km de asfalto até o município de Palmeiras e mais 20km de estrada de terra até o Capão. Tudo muito bem sinalizado e arrumado.

Frio gostoso variando entre 16 e 20 graus (tem que levar luva, meia, bota ou tênis e casaco), centrinho aconchegante, comidinha boa, povo bonito, meio geração Woodstok século 21.

De lá vale fazer a trilha do Zezão, em Conceição dos Gatos, o Riachinho e a lagoa dos Patos.

Cachoeirinha, Parque Municipal de Muritiba

----------

Para quem tem disposição para aventura a Cachoeira da Fumaça é uma boa pedida.

Na gastronomia a empada, o pastel e a moqueca de jaca são imperdíveis, além dos cafés e doces da Chapada.

Cachoeira do Mosquito, Lençóis

----------

Em Lençóis a noite acontece na Rua das Pedras e no entorno. Por lá vale conhecer o Café Emporium Pàdé, a pizza da Natora e os crepes doces e salgados do Bistrô do Mato.

Cachoeira do Mosquito, arte natural

No Capão, indico o Pico do Açaí, as Princesas das Empadas, o Budah Bar e a pousada Salão de Areia. Se jogue e conheça um dos lugares mais lindos do Brasil.

Resumindo, VALEU!

*Tanit Bezerra é jornalista, fotógrafa e viajante

Morro do Pai Inácio I

Morro do Pai Inácio II

Lavadeiras do Serrano, vista da cidade