O bairro Atalaia, na Zona Sul de Aracaju, tem largado à frente quando o assunto é sustentabilidade.
A região, recheada de cartões portais e conhecida pelo turismo, também tem sido protagonista em implementar com sucesso a coleta seletiva no dia a dia da população – iniciativa que vem sendo executada pela Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), por meio do Programa Mãos Pro Futuro.
Parcerias sustentáveis: Pousadas e condomínios engajados na coleta seletiva
A Pousada dos Caminhos e o Condomínio El Vison são exemplos de parceiros da ação sustentável na região.
Em ambos os locais, funcionários foram instruídos e capacitados para realizar a gestão dos resíduos sólidos, fazendo a destinação correta para cada um dos tipos de materiais (papéis, papelão, plásticos, metais, vidros).
A ação também conta com a conscientização dos moradores e frequentadores do ambiente – recebendo o selo de “Parceiro da Reciclagem”.
Além de fomentar a sustentabilidade e a proteção ambiental, a iniciativa permite que cooperativas de materiais recicláveis, a exemplo da CARE, garantam a inclusão socioprodutiva de seus cooperados, por meio da coleta seletiva, gerando renda e trabalho para muitas famílias.
“As ações desenvolvidas pelas cooperativas, por meio do Programa Mãos Pro Futuro, têm sensibilizado e impactado a vida dos moradores. Esse é o momento de fortalecer essas iniciativas sustentáveis e repensarmos nossos hábitos com o objetivo de ressignificar nossos descartes, transformando o que seria lixo em oportunidades para outras pessoas”, destaca Darcio Ferreira, Presidente da Cooperativa CARE.
A parceria entre a CARE e o Programa Mãos Pro Futuro, iniciada em junho de 2019, é responsável pelo recolhimento de 5,4 mil toneladas de materiais recicláveis em Sergipe – o que equivale a uma média mensal de 100 toneladas.
Na lista de parceiros estão, além de condomínios e pousadas, escolas, empresas, bares, restaurantes, hotéis e residências.
A expectativa é expandir, ao longo de 2024, a quantidade de espaços com a coleta seletiva implementada.
Em outubro de 2023, a CARE inaugurou o Projeto com Catadores Individuais “Estação da Reciclagem”, em parceria com o Programa Mãos Pro Futuro.
O Projeto permite a venda dos materiais reciclados por catadores individuais para a CARE, até então não integrados às cooperativas, engajando-os e aproximando-os das centrais de triagem e assim, aumentando o volume da coleta e, consequentemente, preservando o meio ambiente e melhorando a renda tanto deste catador, como dos cooperados.
A Estação da Reciclagem esteve presente no Pré-Caju 2023 e no Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), por exemplo.
O trabalho executado pela CARE impulsiona a geração de renda das famílias que anteriormente trabalhavam na antiga lixeira da Terra Dura, oferecendo melhores condições de trabalho para catadores de materiais recicláveis e contribuindo para a conservação do meio ambiente, retirando toneladas de resíduos das ruas por meio da coleta seletiva.
O Mãos Pro Futuro foi desenvolvido pela ABIHPEC em 2006 como uma alternativa viável para suas associadas no gerenciamento de resíduos sólidos pós-consumo.
O programa nasceu com o propósito de criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo o volume de resíduos que seriam encaminhados para o aterro.
Em 2009 o programa iniciou a parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes) e em 2014 com a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).
Atualmente, o programa atende cerca de 200 cooperativas localizadas em 26 estados brasileiros e o DF, envolvendo cerca de 6.000 cooperados.
Mais informações: maosprofuturo.org.br/.
Visões da Terra é uma consultoria em sustentabilidade sediada no Rio de Janeiro e São Paulo. Presta serviço de capacitação e divulgação em algumas cooperativas parceiras do Programa Mãos Pro Futuro.
Mais informações: visoesdaterra.com.br/.
Fonte: Assessoria