Três brasileiras conquistaram seus lugares na prestigiosa lista "Time100 Next" da revista americana "Time", que reconhece 100 líderes emergentes de todo o mundo.
As celebradas são as deputadas federais Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSOL-SP), juntamente com a ativista indígena Txai Suruí.
Deputadas Duda Salabert e Erika Hilton e Txai Suruí / Foto: Bruno Spada e Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/Gabi Di Bella/Divulgação
A revista destaca que Duda e Erika, ao se tornarem as primeiras congressistas transexuais do Brasil, enfrentaram uma jornada marcada por ódio e até ameaças de morte.
No entanto, essas dificuldades não as impediram de perseguir suas aspirações e continuar lutando por mudanças significativas.
Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG) foram eleitas deputadas federais em 2022 / Foto: Montagem
Duda Salabert expressou sua gratidão nas redes sociais, afirmando:
"Estamos na luta para ressignificar tudo isso a cada dia e dizer ao mundo que existimos, somos humanas e merecemos dignidade."
Erika Hilton também compartilhou seu sentimento de honra e responsabilidade por fazer parte desse novo cenário que representa a mudança na sociedade e na política.
Txai Suruí fala na abertura da COP26, em 1º de novembro de 2021. / Foto: Karwai Tang/UK Government
Defesa dos direitos dos indígenas
Além das deputadas, a revista Time reconheceu o trabalho de Txai Suruí, uma líder indígena de apenas 26 anos, que tem se destacado na defesa da juventude por meio de movimentos que fundou e participou, como a Juventudade Indígena de Rondônia (JIR) e a Associação de Defesa Etnoambiental—Kanindé.
"Defender os direitos humanos é proteger os direitos e as terras dos povos indígenas", ressaltou Txai Suruí, conforme destacado pela revista Time.
A lista "Time100 Next" é dividida em cinco categorias:
A cantora Anitta, em 2021, também foi incluída na lista.
Entre os indicados deste ano, estão figuras como a cantora Kali Uchis e o ator Tyler James Williams, na categoria artistas, a rapper Ice Spice e a modelo Hailey Bieber, na categoria fenômenos, e o jogador de beisebol Ronald Acuña Jr e a cientista Kristina Dahl, na categoria inovação.
Com informações do G1