A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) está reforçando o alerta sobre os danos causados pelo uso excessivo e inadequado de produtos de limpeza domésticos, como detergentes, sabão em pó, desinfetantes, amaciantes, cremes dentais e xampus, especialmente aqueles que não são biodegradáveis ou de difícil decomposição.
Segundo a coordenadora de Tratamento de Esgoto da Deso, Harali Brasil da Silva Gomes, esses produtos prejudicam diretamente a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto, por meio de:
“A presença de substâncias ácidas ou alcalinas nos efluentes afeta negativamente o equilíbrio necessário para o bom funcionamento das estações de tratamento, impactando também o meio ambiente”, explica Harali.
Para enfrentar esse problema, a Deso desenvolve ações educativas e ambientais voltadas à conscientização da população, promovendo o uso responsável de produtos de limpeza.
Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Deso, José Jorge Silva Santos, o projeto é implementado por meio de:
Essas ações visam alertar sobre os prejuízos à rede coletora de esgoto, estações de tratamento e ao meio ambiente.
“A ineficiência no tratamento pode levar à contaminação da água, afetar a fauna, a flora e gerar riscos à saúde pública”, reforça José Jorge.
A Deso incentiva o uso de produtos de limpeza biodegradáveis e de fórmulas alternativas mais seguras, como:
Esses produtos naturais são eficazes para diversas tarefas de limpeza e representam uma opção mais amigável ao meio ambiente e ao sistema de esgotamento sanitário.
O uso consciente de produtos de limpeza é essencial não apenas para a preservação das redes de esgoto, mas também para garantir a eficiência do tratamento de efluentes e a segurança ambiental e sanitária da população.
Com informações da ASN
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.