Tema Livre

Edição: Hugo Julião
17:26
22/08/2020

Do Febeapá ao Felacrapá: o Festival de Lacração que Assola o País.

-

Por Luciano Trigo

Em 1966, o cronista carioca Sérgio Porto lançou “Febeapá - O Festival de Besteira que Assola o País”.

Assinado com o pseudônimo Stanislaw Ponte Preta, o livro reunia textos publicados originalmente no jornal “Última Hora”.

Eram crônicas que expunham situações absurdas ou ridículas do Brasil dos primeiros anos do regime militar, mas não eram textos exatamente políticos: os personagens de “Febeapá” eram pessoas comuns, que figuravam em notícias incomuns publicadas nos jornais – como a turista russa detida no Aeroporto do Galeão por exibir um volume estranho sob o vestido, tema da crônica “Respeitem ao menos a região glútea!”; ou o prefeito de Petrópolis, município da região serrana do estado do Rio de Janeiro, que baixou um decreto regulamentando os banhos de mar na cidade.

O escritor Sérgio Porto, conhecido como Stanislaw Pontepreta (Foto: Acervo Estadão)

“Febeapá” fez tanto sucesso que ganhou mais dois volumes, em 1967 e 1968 (ano da morte precoce do autor, aos 45 anos). Mas, se vivo fosse, Sergio Porto teria no Brasil de 2020 material de sobra para escrever um volume novo por semana.

O título teria que ser diferente: algo como “Felacrapá: o Festival de Lacração que Assola o País.

 

A seguir, uma seleção de assuntos que poderiam ser abordados pelo cronista e figurar como verbetes do Felacrapá - todos extraídos do noticiário das últimas semana:

 

1) Ovulário

De 1 a 5 de agosto a cidade de Jacobina, na Bahia, foi cenário de um acontecimento histórico: a realização de um ovulário.

É tipo um seminário, mas como, etimologicamente, "seminário" e "sêmen" têm raízes comuns, e como o evento era exclusivo para mulheres, criou-se esse novo vocábulo como forma de resistência ao patriarcado hetero-normativo e ao machismo estrutural da nossa sociedade.

Mas tem um problema aí: a palavra “ovulário” não revelaria um preconceito estrutural contra as “mulheres que não ovulam”? Por uma questão de lógica, o evento deveria ter sido cancelado pela militância LGBTQQICAPF2K+ (“Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis, Queer, Questionando, Intersexo, Curioso, Assexuais, Pan e Polissexuais, Aliados, Two-spirit e Kink”; se você não entendeu alguma coisa, pergunte na seção de comentários).

Afinal de contas, a escritora J.K.Rowling foi cancelada por sugerir o uso da palavra “mulheres” no lugar de “pessoas que menstruam”.

 

2) Obesidade

Há poucas semanas, Paola Carosella – empresária, chef de cozinha e jurada do programa “Master Chef” - foi cancelada porque disse que comida processada faz mal e provoca obesidade. Ou seja, ela apenas disse o óbvio.

Mas foi o que bastou para provocar a ira dos lacradores de plantão, que acusaram Paola de... gordofobia.

É isso mesmo: a turma do cancelamento decretou que está proibido combater a obesidade.

É apenas um detalhe insignificante que este seja um grave problema de saúde pública, um fator de risco associado a diversas doenças, incluindo a Covid-19.

Hoje o compromisso com a lacração é mais importante que a saúde.

A propósito, Paola também foi cancelada pelos militantes veganos, que não gostaram de suas críticas aos nuggets de papelão da KFC, produzidos por impressoras 3D sem “sofrimento animal”.

(No tópico alimentação, aliás, foi cunhada uma nova expressão: “nutricídio”. Trata-se do “genocídio alimentar” que “surge a partir do contexto capitalista hegemônico de produção e distribuição dos alimentos” e “vem acompanhado do apagamento de povos e culturas”, através da “mudança alimentar de suas culturas pela inserção de uma alimentação colonialista”.)

 

\"\"
Anatoly Karpov

3) Xadrez

O milenar jogo de xadrez vem sendo acusado de racismo, porque, segundo suas regras, o primeiro lance é sempre das peças brancas.

Por incrível que pareça, o assunto foi levado a sério por outrora respeitados veículos de comunicação, a ponto de ter provocado comentários de dois ex-campeões mundiais.

Anatoly Karpov declarou: “Um período de total insanidade começou”. Já Garry Kasparov foi mais irônico: “Se você está preocupado com isso, por favor jogue Go [jogo de tabuleiro chinês], onde as pretas jogam primeiro, em vez de parecer um tolo”.

O enxadrista australiano John Adams postou no Twitter que recebeu uma ligação de um produtor da rádio ABC (pública), perguntando se ele queria participar de um debate sobre o tema.

Ele se recusou a participar e criticou a rádio por desperdiçar o dinheiro do contribuinte com "tópicos irrelevantes" e um “debate ridículo”.

 

4) Gatilho

No último Dia dos Pais, uma jovem postou em uma rede social um áudio fofo do pai lhe desejando um bom dia. Logo apareceu uma moça pedindo que ela apagasse o post.

Estabeleceu-se o seguinte diálogo, que explica o motivo:

“Mana, apaga isso, é um gatilho muito forte, por favor” [emoji chorando]

“Como assim??”

“5,5 milhões de crianças não têm pai no registro no Brasil, sem falar as outras que têm o pai no registro mas o pai é ausente. A gente ver uma imagem dessas dói muito. E você, com uma quantidade razoável de seguidores, devia pensar nisso antes de postar algo. Falta de empatia total”.

Não foi um caso isolado. Inúmeros posts de pessoas enaltecendo os pais foram criticados com comentários do tipo “Pena que não é todo mundo que tem pai, né?”.

Mas, por analogia, as pessoas que fizeram comentários assim também deveriam se abster, para não magoar os milhões de brasileiros que não têm acesso a uma conta no Twitter. O gatilho é muito forte, dói muito.

 

\"\"
 Laurie Rubel

5) Matemática

Laurie Rubel, uma professora de matemática no Brooklyn College, em Nova York, postou no Twitter que a equação 2 + 2 = 4 “cheira a patriarcado da supremacia branca”.

O tweet de Rubel foi apoiado e repostado por vários acadêmicos americanos. Segundo esses acadêmicos, a verdade objetiva da matemática é uma “construção social”.

Uma rápida pesquisa no Google mostra que no Brasil essa moda também está pegando: abundam artigos sobre “matemática humanizada”, ou associando a matemática à segregação de classe, raça e gênero etc.

Em breve os estudantes aprenderão nas aulas de matemática que saber lacrar é mais importante que saber fazer conta. (Sérgio Porto poderia batizar essa crônica de “Respeitem ao menos a matemática!”).

 

6) Índex

Índex era a lista oficial dos livros considerados nefastos e proibidos pela Inquisição (o Index Librorum Prohibitorum foi publicado pela Santa Sé em 1559, durante a Contra-Reforma da Igreja Católica, e só foi extinto em 1966, pelo Papa Paulo VI).

Mas parece que os defensores da democracia querem retomá-lo, determinando quais livros ou filmes podem ser lidos e vistos, e quais devem ser cancelados.

Sinal do gosto dessa turma pela censura é uma revista feminina ter publicado recentemente um índex de palavras e expressões da língua portuguesa que devem ser abolidas do uso quotidiano, entre elas:

- “Mal-amada” (“...dá a entender que uma mulher é feliz, plena e de bem com a vida se está tendo relações sexuais”);

- “Língua materna” (“...a expressão reforça o papel da mulher perante a sociedade patriarcal: o de ser a responsável pelo cuidado da casa e dos filhos”);

- “Criado-mudo” (“...o termo usado para nomear o móvel que fica ao lado da cama surgiu de uma das tarefas que os escravos eram obrigados a realizar: segurar objetos para os seus senhores”).

Volta e meia, outras palavras e expressões vêm sendo acrescentadas ao Index Lacrorum Prohibitorum.

Um caso recente foi “tomara-que-caia” (vestido ou blusa sem alças), expressão que os inquisidores do bem querem banir da língua, por considerá-la “machista”.

Por engraçado ou ridículo que possa parecer, cada episódio acima expõe a natureza doentia da guerra cultural em curso no nosso país.

 

\"\"
Marilia Mendonça

Encerro com um episódio que envolveu, na semana passada, a cantora Marilia Mendonça, que fez durante uma live um comentário bobo sobre um músico da sua banda que teria ficado com uma “mulher trans”.

Como era de se esperar, a cantora foi massacrada pela turma do ódio do bem.

Mas o que me chamou a atenção foi o caráter preconceituoso dos comentários: “Marília é uma gorda escrota; “Gorda imunda”; “Gorda só fala m**** mesmo”; “Gorda e chifruda”; “Gorda fazendo gordice”.

Ou seja: fazer uma brincadeira com trans não pode. Mas ofender uma cantora por ser gorda está liberado (isto é, menos para a chef Paola Carosella, acusada de gordofobia por ter criticado alimentos processados).

Isso porque, do alto da sua superioridade moral, a esquerda-lacração tem licença especial para odiar, ofender e agredir quem bem entender: é o poder do lacre. Tempos muito estranhos.

Fonte: Gazeta do Povo

MAIS NOTÍCIAS

Pesquisa: 57% dos brasileiros pretendem viajar pelo país entre outubro e novembro
\"\"

Lula diz ter errado ao proteger ex-terrorista italiano Cesare Battisti
\"\"

Bolsonaro sanciona lei que cria linha de crédito para profissionais liberais
\"\"

Porto Seguro quer dobrar de tamanho em cinco anos
\"\"

Nova interface web do Facebook será obrigatória a partir de setembro
\"\"

Bolsonaro sanciona lei que cria linha de crédito para autônomos
\"\"

Copacabana Palace reabre depois de 4 meses sem atividades
\"\"

Johnson & Johnson testará vacina em 60 mil voluntários
\"\"

China recomenda uso de cloroquina contra Covid-19
\"\"

Nascida em garagem, Apple atinge valor de mercado maior que PIB de 95% dos países
\"\"

Amazon faz a sua 'Black Friday' dos livros
\"\"

Eleições 2020: onze partidos estão aptos para receber Fundo Eleitoral
\"\"

Pessimismo com futuro da economia atinge 4 em cada 10 brasileiros, diz Datafolha
\"\"

Itapemirim deve começar operação aérea com 10 aviões em 2021
\"\"

Autoridades de Wuhan esconderam surto de coronavírus de Pequim, diz relatório da CIA
\"\"

Vacina "made in Cuba" contra covid-19 pode estar a caminho
\"\"

Confiança do empresário do comércio cresce 11,5% em agosto
\"\"

Isolamento despenca, enquanto sobe otimismo com a pandemia, mostra Datafolha
\"\"

XP/Ipespe: 46% da população é a favor de nova CPMF para desonerar folha
\"\"

Senna é o piloto mais rápido da Fórmula 1 desde 1983, aponta estudo
\"\"

Vogue Explica: a história dos desfiles de moda (em vídeo)
\"\"

10 Estados têm mais beneficiários do Bolsa Família que empregos formais
\"\"

Brasil registra 6 abortos por dia em meninas entre 10 e 14 anos estupradas
\"\"

MEC disponibilizará internet a alunos de universidades federais
\"\"

 Sebrae oferece serviços gratuitos para a cadeia do turismo
\"\"

A invenção que permite converter água do mar em água potável em apenas meia hora
\"\"

 

Vídeo: previsões astrológicas com Márcia Mattos: "Céu da Semana de 17 a 23/08"
\"\"

Thais Bezerra: entrevista com Maraisa, a Dama do Forró
\"\"

A inovação de Claudia e seu ‘cheiro digital’
\"\"

Como o Black Lives Matter pode acabar favorecendo Trump na eleição
\"\"

Bolsa ganha 900 mil pessoas físicas durante a pandemia
\"\"

Adesão ao home office definitivo cresce entre escritórios de advocacia
\"\"

Empresa está repensando o interior das aeronaves para uma experiência sem toque
\"\"

Fake News: França estendeu prazo para aborto em casa na pandemia para 9 semanas, não 9 meses
\"\"

Grandes empresários fazem previsões sobre o futuro do Brasil pós-Covid
\"\"

Instagram terá recurso de confirmação de identidade em casos de comportamento suspeito
\"\"

Nivea está testando máquina de refil para reduzir desperdício de plástico
\"\"

Estudo confirma eficácia da Coronavac na fase 2 dos testes clínicos
\"\"

Usina de Itaipu está entre as atrações turísticas mais bem avaliadas do mundo
\"\"

Confiança do empresário cresce e do consumidor cai, diz FGV
\"\"

Agência Nacional de Saúde obriga planos de saúde a incluírem teste sorológico da covid-19
\"\"

Com ajuda de Trump, Israel e Emirados Árabes firmam acordo histórico
\"\"

iFood recebe autorização para fazer entregas com drones no Brasil
\"\"

Dispensa de alvará para microempreendedor entra em vigor em setembro
\"\"

Sebrae disponibiliza cartilhas para orientar bares e restaurantes na retomada
\"\"

Reino Unido registra recessão histórica após queda de 20,4% do PIB no 2º trimestre
\"\"

Airbnb voltou a registrar mais de um milhão de reservas em apenas uma noite
\"\"

"Descobri aos 63 anos que sou filho de um campeão de Fórmula 1 e herdei milhões"
\"\"

Banco Central institui o Pix, sistema de pagamentos instantâneos
\"\"

Bibi Ferreira - Uma Vida no Palco - 2ª edição; disponível também online gratuitamente
\"\"

 

Azul lança empresa de voos regionais para potencializar turismo doméstico
\"\"

Amazon lança projeto contra produtos falsificados no Brasil e em mais 6 países
\"\"

Uber lança assinatura por R$ 25 ao mês
\"\"

Nizan Guanaes: santa Terezinha tem 1.100 haters
\"\"

"The New York Times" prevê fim de edição impressa em até 20 anos
\"\"

Fachin rejeita recurso da PGR e mantém proibição de compartilhamento de dados das forças-tarefas da Lava Jato
\"\"

Trump é retirado abruptamente de entrevista na Casa Branca após incidente com tiros no lado de fora
\"\"

Auxílio emergencial manteve economia ativa em municípios mais pobres
\"\"

Sebrae/SE vai disponibilizar R$ 400 mil (não reembolsáveis) para projetos de economia criativa
\"\"

Mercado financeiro projeta queda de 5,62% na economia este ano
\"\"

Como melhorar sua inteligência emocional na pandemia
\"\"

Vídeo: previsões astrológicas com Márcia Mattos: "Céu da Semana de 10 a 16/08"
\"\"

Pernambuco libera buggies, jangadas e catamarãs; shoppings e restaurantes vão até as 22h
\"\"

Falta de internet e desinteresse desafios de lecionar no interior do Nordeste
\"\"

Paul McCartney recorda os primórdios da banda e os reais motivos do rompimento
\"\"

Cameron Diaz afirma ter encontrado a paz após abandonar carreira em Hollywood
\"\"

Livro: afegã conta como fingiu ser o irmão por 10 anos para sobreviver ao Talibã
\"\"

Anac autoriza táxi-aéreo a vender assento individual
\"\"

Mercado Livre ultrapassa a Vale e se torna a empresa mais valiosa da América Latina; confira ranking
\"\"

Cansado de reuniões no Zoom? Empresa dos EUA cria máquina de transmissão de hologramas
\"\"

“Fone de ouvido” com correntes elétricas pode ajudar a aprender novos idiomas
\"\"

Startup vence contrato para construir avião hipersônico do presidente dos Estados Unidos
\"\"

Libertadores: Globo avisa à Conmebol que quer rescindir contrato de transmissão
\"\"

Presidente da Latam envia vídeo a funcionários antes das demissões desta sexta (7)
\"\"

Senado dos EUA aprova PL que veta uso do TikTok por membros do governo e do Congresso
\"\"

Apple é avaliada em US$ 1,88 trilhão e supera o PIB do Brasil
\"\"

Uber muda de marcha na América Latina e se une a taxistas
\"\"

Nova York reforça fiscalização de quarentena; principais entradas terão postos de controle
\"\"

2 milhões de pessoas já se recuperaram da covid-19 no Brasil
\"\"

Mais de duas mil empresas serão beneficiadas com soluções de inovação em SE
\"\"

O que é nitrato de amônio, substância que pode ter causado megaexplosão em Beirute
\"\"

Covid-19: vacina da Moderna custará entre US$32 e US$37 por dose
\"\"

Saldo de mortos em explosão no Líbano passa de 100; há 4.000 feridos
\"\"

Covid-19: Brasil chega a 2,8 milhões de casos; 70,3% estão recuperados
\"\"

Virgin Galactic e Rolls-Royce anunciam supersônico para voos comerciais
\"\"

Entenda o que muda com a nova especificação da gasolina
\"\"

Mensagens muito encaminhadas no Whatsapp terão link para busca de informação
\"\"

Compartilhe