04/09/2022 17:38

Compartilhe:

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu 110,5 toneladas de resíduos nos dois primeiros dias da nona edição do festival de música Rock in Rio.

O festival começou na última sexta-feira (2) no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, reunindo grandes nomes da música nacional e internacional.

A companhia trabalha diariamente no local com cerca de mil garis, na parte interna, na gestão de resíduos do evento com a varrição das áreas de circulação do público, gramados, praças de alimentação, área VIP, bastidores, arenas e velódromo.

Outros 181 garis atuam na parte externa, incluindo as vias de acesso à Cidade do Rock.

Divulgação/Comlurb

Sustentabilidade


Das 110,5 toneladas de resíduos recolhidas pela Comlurb até agora, 37,98 toneladas de recicláveis foram encaminhados à startup Reutiliza.

Já e à Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), que vão garantir a rastreabilidade dos resíduos durante o Rock in Rio 2022 e a sustentabilidade do evento.

Para isso, será usada a tecnologia blockchain (mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações).

Integrada à prestação de serviços das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, essa tecnologia permite que cada material descartado no lixo possa ser acompanhado, medido, separado, pesado e encaminhado para o destino certo.

O objetivo é garantir a rastreabilidade dos resíduos, desde o momento do consumo no festival até as cooperativas de reciclagem e, destas, posteriormente, até as indústrias, para transformá-los em matéria-prima novamente para produção de embalagens de novos produtos, garantindo a circularidade dos materiais.

Do total de 37,98 toneladas de resíduos recicláveis encaminhadas aos catadores, a maior parte (20,94 toneladas) é plástico, seguida de alumínio (5 toneladas).

Copos para reciclagem dão direito a brindes no Rock in Rio 2022 / Foto: Fernando Cavalcanti

Reciclagem no Rock in Rio dá direito a brindes


Além de ajudar o meio ambiente, reciclar o lixo produzido no Rock in Rio vai dar direito a brindes e experiências ao público do festival.

Os visitantes podem trocar os pontos até mesmo por uma câmera e por outros ingressos do festival.

A iniciativa pretende transformar 4,5 milhões de copos plásticos usados nos sete dias de festival em embalagens de produtos de beleza.

O plástico pode levar até 100 anos para se decompor na natureza.

O público deve descartar o lixo plástico em quatro locais de coleta espalhados pelo festival.

Após a entrega, a pessoa vai receber pontos. A troca pelos brindes e experiências para curtir o Rock in Rio ocorre em dois locais:

na Rota 85, entre o estande do TikTok e o carrossel, e ao lado esquerdo do Espaço Favela.

Cada copo ou garrafa dá direito a 2 pontos.

Para o brinde mais simples, são necessários 5 copos.

Para conseguir o ingresso do Rock in Rio, são necessários 450 copos.

Embalagens de salgadinhos e de chocolate também dão direito a 1 ponto cada.

Nos acompanhe por e-mail!