Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 31 de março, os procedimentos e prazos para quem deseja justificar ausência no Enem 2024 e solicitar isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025.
Ambas as solicitações devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do exame, na Página do Participante, utilizando CPF e login Gov.br.
Solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no Enem 2024:
14 a 25 de abril, até às 23h59
Resultado das solicitações:
12 de maio
Período para recursos (em caso de indeferimento):
12 a 16 de maio
Resultado dos recursos:
22 de maio
Candidatos que faltaram a um ou aos dois dias de aplicação do Enem 2024 devem apresentar documentação comprobatória no sistema, como:
Segundo o coordenador pedagógico do Pré-Uni da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Vlademir Silva, o processo deve ser feito dentro do prazo. “Para aqueles que não compareceram às provas em 2024, deverão documentar para justificar e ter a garantia de isenção novamente”, orienta.
Importante: Não é possível justificar ausência no Enem 2024 sem também solicitar a isenção da taxa para o Enem 2025, já que ambas as etapas ocorrem no mesmo sistema.
Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 os candidatos que se enquadrarem em ao menos um dos seguintes critérios:
Participantes que tiverem o pedido de isenção ou justificativa de ausência rejeitado poderão recorrer durante o prazo de 12 a 16 de maio. Caso o recurso também seja negado, será necessário:
As solicitações devem ser feitas por meio da Página do Participante com CPF e senha do portal Gov.br. Quem não lembra a senha pode recuperá-la diretamente na plataforma.
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.