Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam: 'Circulação Ubu: O que é bom tem que continuar'.
Grupos teatrais Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa farão apresentações em Sergipe
Criação conjunta dos três grupos potiguares, o espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar” será apresentado em Aracaju e Laranjeiras.
“Ubu: o que é bom tem que continuar!” tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry.
No texto de 1888, o poeta, romancista e dramaturgo francês trata das rocambolescas armações do casal Ubu em uma busca insaciável pelo poder.
Situando-se como uma possível continuação do trabalho do autor, o espetáculo potiguar desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos, onde Papai e Mamãe Ubu continuam a saga alucinada e incansável pelo poder em meio à influencers e cachos de bananas.
Assim como na obra original, a sátira política, o caráter popular e o fato de o espetáculo ser apresentado ao ar-livre e em áreas públicas, como praças, ruas e parques, fazem com que o trabalho dialogue diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação.
A pesquisa para a criação da obra se deu a partir do trabalho de bufão, da música composta e executada pelo próprio elenco, e da potência do teatro popular enquanto espaço coletivo de comunicação, troca e construção de pensamento crítico.
Todas as apresentações da obra contarão com interpretação em Libras, serviço de audiodescrição e serão realizadas em locais que disponibilizem acessibilidade a pessoas com deficiência motora.
Apresentações: no dia 13 de abril (sábado), às 20h, no Museu da Gente Sergipana; e no dia 14 de abril (domingo), às 19h30, na Praça Osvaldo Mendonça, no bairro Bugio.
Oficinas (inscrições esgotadas): dias 11 (quinta-feira) e 12 de abril (sexta-feira), no Centro de Cultura e Arte – Cultart da Universidade Federal de Sergipe, das 14h às 17h.
Inscrições: no formulário eletrônico disponível no perfil do Instagram @teatroclowns .
Apresentações: no dia 17 de abril (quarta-feira), às 19h30 na Praça da Matriz; e no dia 18 de abril (quinta-feira), às 19h30, no Povoado Mussuca.
Oficinas: dias 15 (segunda-feira) e 16 de abril (terça-feira), das 14h às 17h, no Clube Recreativo do município.
Inscrições: no formulário eletrônico disponível no perfil do Instagram @teatroclowns .
Sergipe será o primeiro palco da turnê que os grupos de teatro potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa realizam, nos meses de abril e maio, pelo Norte e Nordeste do país.
O carro-chefe dessa circulação é a obra “Ubu: O que é bom tem que continuar!” que já foi apresentada mais de 50 vezes desde a sua estreia em 2022, e que poderá ser assistida em Aracaju nos dias 13 e 14 de abril, e em Laranjeiras nos dias 17 e 18 deste mês, com entrada gratuita.
Os dois municípios também receberão a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, que será ministrada pelo diretor, professor e dramaturgo, Fernando Yamamoto, e pelos atores e diretores, Diogo Spinelli e Paula Queiroz, do Grupo Clowns de Shakespeare.
A circulação Ubu: o que é bom tem que continuar! é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Após passar por terras sergipanas, os grupos seguirão viagem com a peça teatral pelos estados de Alagoas, Maranhão e Pará.
Ao todo, serão 16 apresentações e oito oficinas, todas com acesso gratuito, nas quatro unidades da federação.
Importante salientar que as apresentações contarão com recursos de acessibilidade, com a presença de intérprete de libras e audiodescrição.
Em Aracaju, o público poderá acompanhar a peça teatral no sábado, 13, às 20h, no Museu da Gente Sergipana; e no domingo, 14, às 19h30, na praça Osvaldo Mendonça, no final de linha do Bugio.
Laranjeiras
Para o público Laranjeirense, as encenações acontecerão na quarta-feira, 17, às 19h30, na Praça da Matriz, e na quinta-feira, 18, no mesmo horário, no povoado Mussuca.
8° Edição da Blitz Cultural
A programação integra também, a 8° Edição da Blitz Cultural, festival de artes promovido pelo grupo de Teatro Sergipano Boca de Cena, com o intuito de levar teatro, música e entretenimento para a população, sempre de forma gratuita e democrática.
Os elementos que compõem o espetáculo, bem como toda a experiência de criação cênica do grupo Clowns de Shakespeare, poderão ser vivenciados pelos interessados em teatro através da oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”, que também fazem parte da circulação do grupo pelo Brasil.
As oficinas são destinadas a atores, estudantes de teatro e demais interessados na área, com idade mínima de 16 anos, e contarão a presença de intérprete em Libras.
A inscrição é gratuita e, para realizá-la, os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível no perfil do Instagram do grupo @teatroclowns.
Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição.
Fonte: Assessoria