O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE) orienta os proprietários de veículos a verificarem a habilitação dos despachantes documentalistas antes de contratar seus serviços.
Para evitar ilegalidades e fraudes, o profissional deve estar credenciado e cadastrado tanto no Detran-SE quanto no Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado de Sergipe (CRDD-SE).
O presidente do CRDD-SE, Oderlan Santiago Melo, reforçou a importância da parceria entre o Conselho e o Detran.
“Essa parceria, graças a Deus, vem dando certo, e agora, com a coordenação do Setad, os processos estão mais ágeis. Isso tem beneficiado tanto os profissionais quanto os usuários dos serviços”, destacou.
O coordenador do Setor de Atendimento aos Despachantes (Setad) do Detran-SE, Saulo Andrade, alertou sobre a necessidade de escolher um profissional regularizado.
“O cliente pode pedir a credencial do despachante e verificar sua habilitação no portal do Detran-SE. Isso evita que a pessoa caia em golpes ou fraudes”, afirmou.
A diretora-presidente do Detran-SE, Naleide de Andrade, também enfatizou os riscos de contratar um despachante não credenciado.
“Quando o cliente busca um despachante sem credenciamento, não há garantia da legalidade das operações. O profissional precisa estar cadastrado junto aos órgãos reguladores, com sua credencial válida, além de possuir experiência e qualificação”, ressaltou.
Para garantir que está contratando um despachante habilitado, o cidadão deve acessar o portal do Detran-SE e seguir o caminho:
📌 "Credenciados > Despachantes"
No site, é possível conferir a lista completa de profissionais autorizados a atuar no estado.
Essa simples verificação pode evitar prejuízos e irregularidades nos processos relacionados ao veículo.
Com informações da ASN
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.