Apresentando variações entre chuva leve e fraca, céu coberto e períodos parcialmente nublados, as condições climáticas em Sergipe mostram instabilidade na maioria das áreas durante este final de semana, conforme detalhado no comunicado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), divulgado em 18 de agosto, sexta-feira.
Até o próximo domingo, 20, é possível que a precipitação acumulada alcance até 50 milímetros nas regiões que se estendem do leste até o sul do estado.
Para o território do agreste central sergipano, espera-se precipitações com menor volume.
No sertão, as chuvas tendem a ser leves. Já os termômetros poderão marcar temperaturas mínimas entre 18º e 22º, e máximas entre 27º e 31º.
Segundo a Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac, a concentração de chuvas, mesmo em volume reduzido, acontece por conta do transporte de umidade oriundo da Alta Subtropical do Atlântico Sul, e também devido ao Distúrbio Ondulatório de Leste, cujas condições ocasionam uma perturbação no campo de vento e pressão na faixa tropical do globo terrestre em áreas de influência dos ventos alísios, que é, essencialmente, a energia que se desloca pelo oceano e que auxilia na formação de nuvens de chuva.
Confira a previsão do tempo completa: simese.se.gov.br