Uma névoa amarelada e uma chuva de areia provenientes do deserto do Saara afetaram várias zonas da França e da Suíça francófona neste sábado (6).
Vários usuários das redes sociais têm compartilhado suas imagens, nas quais retratam o estranho fenômeno, bem como suas consequências.
Fenômeno natural garantido sem filtro. Um poderoso fluxo do sul transporta areia do Saara, o que torna a cor do céu peculiar hoje em Lyon e no resto do departamento.
Centro de Genebra. O meteorologista Frédéric Glassey explica que este fenômeno "ocorre várias vezes por ano, quando recebemos fortes correntes de altitude vindas do sul".
A poeira, que confere a cor às nuvens e sua precipitação, chega a alturas onde a umidade se acumula em torno de suas partículas.
A umidade se transforma em gotas de água ou em cristais de gelo, sendo depois transportada em forma de nuvem.
Posteriormente, é necessário que chova para que a poeira caia de novo no solo.
Uau. Céu amarelo nesta manhã sobre a Suíça. Está cheio de areia do Saara. É tão denso que está chovendo lama! Parece que vivo em Marte.
O meteorologista francês Paul Marquis afirmou que este fenômeno, que torna o céu amarelo todos os anos, é mais raro acontecer nesta época do ano.
O normal seria "no começo da primavera, em abril", disse ele, citado pela mídia francesa.
Fontes: Euronews/Sputinik
PUBLICIDADE