Através da ação Jogando Limpo com o Mangue, o RioMar Aracaju encerrou nessa quinta-feira (20) as comemorações alusivas à Semana do Meio Ambiente, campanha que aconteceu de 5 a 20 de junho deste ano.
O shopping finalizou a 8ª edição do projeto com a coleta simbólica em uma área do Rio Poxim, próxima ao RioMar, visando a retirada de resíduos sólidos descartados de forma incorreta no rio e que prejudicam a biodiversidade e o meio ambiente.
Cerca de 250 voluntários atuaram na coleta simbólica, retirando aproximadamente 2 toneladas de detritos.
Entre os resíduos foram encontradas geladeiras, portas de armário, prancha de surf, lonas, brinquedos diversos, pias, instrumentos musicais, capacetes, ventiladores, latas de tinta, coolers, malas, além de objetos menores como talheres, copos de vidro, lâmpadas, pilhas, pincéis e esponjas.
Apenas 1 km de faixa de mangue
A limpeza abrangeu apenas 1 km de faixa de mangue, e a variedade e quantidade de resíduos encontrados surpreenderam os voluntários durante o percurso.
“A ideia da coleta simbólica é despertar a consciência das pessoas em relação ao ecossistema e aproveitar o momento da limpeza para mostrar à sociedade o nível de degradação existente no mangue. Acreditávamos que haveria uma diminuição no descarte incorreto, mas para surpresa de todos, a coleta deste ano foi a mais expressiva já registrada nas oito edições do Jogando Limpo com o Mangue”, ressaltou Vivianne Andrade, Coordenadora de Sustentabilidade do RioMar Aracaju.
Nesta edição do Jogando Limpo com o Mangue, o RioMar Aracaju contou com a parceria do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), Fundação Pedro Paes Mendonça, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Federação Sergipana dos Remadores (FSR), Marinha do Brasil, Polícia Ambiental, Guarda Municipal, Governo de Sergipe, Prefeitura Municipal de Aracaju, Associação dos Pescadores, Maratá, Deso, Grupo de Escoteiros de Sergipe e Energisa. A coleta simbólica também contou com a cooperação de voluntários vindos da Serra do Machado, alunos do IJCPM, colaboradores do RioMar Aracaju, associação dos pescadores, escoteiros e a sociedade em geral.