Presidente da Colômbia diz que “foi a sabedoria das famílias indígenas" que salvaram as crianças na Amazônia
A criança indígena Lesly Jacobombaire Macutuy, de 13 anos, protegeu e cuidou dos três irmãos mais novos durante os 40 dias que eles ficaram perdidos na selva da Amazônia colombiana.
Além de Lesly, Solecni Ranoque Mucutuy, de 9 anos, Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4 anos, e Cristian Neryman Ranoque Mucutuy, um bebê que completou um ano enquanto estava perdido, são do povo indígena Uitoto e foram resgatados de helicóptero por causa das dificuldades para pousar no meio da floresta.
A mãe deles, Magdalena Mucutuy Valencia, morreu no acidente aéreo junto com outros dois passageiros adultos: o piloto Hernando Murcia Morales e o líder indígena Yarupari Herman Mendoza Hernández.
“Precisamos reconhecer não apenas a coragem de Lesly, mas também sua liderança.
Foi por causa dela que os três irmãos puderam sobreviver.
Com seus cuidados, com o conhecimento da selva”, disse o ministro da Defesa da Colômbia, disse Iván Velásquez.
O presidente do país, Gustavo Petro afirmou neste sábado (10) que “foi a sabedoria das famílias indígenas, de viver na selva, que salvaram eles”.
Petro disse que as crianças estavam todas juntas quando foram encontradas e que elas são exemplo de “sobrevivência total que será lembrado na história”.
“Eles são filhos da selva e agora são filhos da Colômbia”, acrescentou.
As autoridades conseguiram localizar as crianças depois de ouvir o choro do bebê, segundo o líder indígena Lucho Acosta, que ajudou nas buscas.
“Eles estavam muito fracos, podíamos encontrá-los ouvindo os gritos do mais novo, mas estavam muito cansados, não estavam mais em movimento, como nas primeiras semanas”, disse Acosta à CNN.
Com informações do O Antagonista