09/10/2023 17:38

Compartilhe:

A discussão sobre a possível implementação de uma semana de trabalho de quatro dias ganhou destaque após declarações do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, nesta segunda-feira (9), Marinho enfatizou a necessidade de reflexão sobre o tema.

Luiz Marinho (PT) é o ministro do Trabalho e Emprego do terceiro governo Lula

Benefícios da proposta


Muitos defensores da ideia apontam que, concedendo aos trabalhadores um período de descanso maior, pode-se observar uma maior produtividade e menores índices de problemas de saúde relacionados ao estresse do trabalho.

 

Congresso como palco principal


Marinho acredita que o Congresso Nacional é o ambiente ideal para abordar essa discussão.

"Eu creio que a sociedade brasileira está na hora sim [de debater essa questão]", ressaltou.

Ele acrescentou que, embora não tenha discutido o tema diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não vê resistência por parte do chefe do executivo à ideia.

 

Reflexão sobre tecnologia e trabalho

 

  • O ministro também pontuou a necessidade de refletir sobre como a tecnologia, a despeito de seus avanços, não tem necessariamente se traduzido em benefícios diretos para os trabalhadores.
  • Em vez de reduzir cargas horárias, em muitos casos, ela tem sido instrumentalizada para intensificar a jornada de trabalho.

"Aliás, quando falamos em tecnologia, pensamos que ela viria em benefício da sociedade [...]. Mas observamos que ela [a tecnologia] é apropriada para o bolso e para aumentar a exploração", concluiu Marinho.


Com informações do G1

Nos acompanhe por e-mail!