Em um recente artigo publicado pela Nasa, foi revelado que as temperaturas médias da superfície do mar nos meses de março e abril excederam os recordes anteriores registrados pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (Noaa).
Foto: Pixabay
Influência do El Niño e aquecimento global
Josh Willis, oceanógrafo do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, mencionou a formação de um El Niño no Pacífico.
Anomalias Temperaturais em Diversas Regiões
Em agosto, foram detectadas anomalias na temperatura da superfície do mar, com algumas regiões registrando aumentos superiores a 3ºC.
Porto Rico sente o impacto do calor global
O calor global também atingiu Porto Rico.
Consequências do Aquecimento Oceânico
O calor extremo nos oceanos pode trazer consequências imprevistas durante a temporada de furacões, que se estende de junho a novembro.
Atividade humana como fator determinante
Gavin Schmidt, diretor do Goddard Space Research Institute da Nasa, enfatizou a contribuição humana no aquecimento oceânico, atribuindo a longa tendência quase inteiramente às emissões de gases de efeito estufa desde o início da era industrial.
Perspectivas futuras
Enquanto o El Niño pode ser temporário, o aquecimento global apresenta desafios contínuos e imprevisíveis para os oceanos.
Com informações da CNN Brasil