08/12/2021 09:25

Compartilhe:

A máxima segundo a qual o futebol é dinâmico resume bem a temporada de André.

No primeiro semestre, o meio-campista chegou a ficar três meses sem jogar, o que levou o Fluminense a cogitar emprestá-lo a clubes da Série B, onde ganharia rodagem.

Mas o rio mudou seu curso quando o experiente Hudson sofreu uma grave lesão, abrindo a brecha para o jovem de 20 anos seguir no elenco e, aos poucos, conquistar seu espaço.

Do Fla-Flu de julho, quando marcou o gol da vitória tricolor, até a titularidade cativa com o técnico Marcão, André mostrou as credenciais que fazem dele a maior revelação do Campeonato Brasileiro de 2021, segundo a equipe de Esportes do GLOBO e analistas de futebol convidados.

Capitão da badalada Geração de Ouro de Xerém , safra de onde também saíram Marcos Paulo, João Pedro e outras joias , André caiu nas graças da torcida na campanha que deverá ver o Fluminense confirmado na próxima Libertadores.

André / Foto: Lance

Essa transformação se deu após a mudança de Roger Machado por Marcão no comando do time.

A revelação admite que seu estilo de jogo “encaixou melhor” com a proposta do atual comandante.

Há dois meses, André estendeu seu contrato com o tricolor até o fim de 2024.

"André é um jogador muito forte, que esconde muito bem a bola, tem uma saída apoiada muito boa. Faz um movimento que poucos fazem. Tem tudo para se firmar como um dos grandes do futebol brasileiro". disse Marcão. 

Para este ranking de revelações, elaborado pelo GLOBO pelo quinto ano seguido, foram considerados apenas os jogadores sub-23, que disputaram ao menos um terço das partidas desta Série A e que não haviam feito volume superior de jogos em edições anteriores.

A turma de 2021 se destacou pela solidez, apesar da pouca idade.

Não são necessariamente estrelas badaladas, prometidas prematuramente por dezenas de milhões de euros a clubes europeus, mas talentos consistentes, acionados regularmente na temporada.

Vanderson / Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

É o caso de Vanderson, segundo colocado do ranking e uma das poucas boas notícias de um Grêmio que caminha para a segunda divisão.

O lateral participou de 30 partidas neste Brasileirão, muitas delas como titular.

Kaiky / Foto: Santos

O pódio se completa com o talento mais jovem da lista: o zagueiro Kaiky, de 17 anos, mais um Menino da Vila.

Ele disputou 15 partidas com a camisa do Santos nesta Série A e tem aproveitado a oportunidade como titular nesta reta final. 

André é o quinto jogador a ser eleito a revelação do Brasileirão pelo GLOBO e o segundo a sê-lo com a camisa do Fluminense, depois de Pedro, hoje no Flamengo, levar a melhor em 2018.

O primeiro escolhido, em 2017, foi o meio-campista Arthur, um dos destaques do Grêmio campeão da Libertadores sob o comando de Renato Gaúcho.

Apesar dos 21 anos à época, o jogador era o “dono” do meio-campo — tanto que chamou a atenção do Barcelona, para onde se transferiu.

A jornada na Europa, porém, tem sido de altos e baixos, agora no banco da Juventus.

O futuro de Pedro, eleito no ano seguinte, também envolveu uma passagem pelo Velho Continente: ele foi vendido à Fiorentina, da Itália, mas logo depois repassado por empréstimo ao Flamengo, que adquiriria seus direitos em definitivo e o transformaria em 12º jogador e sombra de Gabigol.

No rubro-negro, Pedro tem a companhia de Michael, a revelação de 2019 enquanto defendia o Goiás.

Recomendado por Jorge Jesus, o atacante teve dificuldades em seu primeiro ano no Flamengo, mas brilhou, enfim, nos últimos meses de 2021, durante a criticada gestão de Renato Gaúcho.

Já no ano passado, a principal revelação do campeonato foi o palmeirense Gabriel Menino.

Depois da convocação para a seleção brasileira e do ouro olímpico em Tóquio, o versátil jogador, que atua no meio e na lateral direita, tentará recuperar o prestígio perdido com o técnico Abel Ferreira nesta temporada. 

Nos acompanhe por e-mail!