Pesquisa inédita do Sesi e do Senai, divulgada nesta terça-feira (26), aponta que a grande maioria dos estudantes do ensino médio (91%) têm interesse em cursar ensino superior e (84%) têm interesse na educação profissional.
O levantamento ouviu mil alunos de escolas da rede pública de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e da rede Sesi, que já estão inseridos no currículo do novo ensino médio.
Também foram ouvidos mil estudantes do currículo tradicional.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa (Marcello Casal / Agência Brasil)
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A pesquisa mostrou ainda que estudantes do novo ensino médio avaliam o modelo como positivo, estão mais satisfeitos com a escola e otimistas com o futuro profissional.
"Essa pesquisa é interessante e inédita porque ela vai conversar com jovens, os estudantes que estão no ensino médio, seja ele tradicional ou o novo ensino médio.
A avaliação desse novo ensino médio, qual a relação que eles têm com a escola e como eles enxergam o seu futuro profissional", explicou o diretor-geral do Senai e diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi.
Entre as mudanças estabelecidas na reforma, a integração da Formação Técnica e Profissional (FTP) e a inclusão de atividades voltadas para o projeto de vida do estudante são as mais bem avaliadas.
Para 73% desses estudantes, o potencial do novo ensino médio para melhorar a qualificação profissional do Brasil é grande ou muito grande.
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O levantamento mostrou também que a preocupação dos estudantes com a necessidade de trabalhar e a falta de interesse ameaçam a continuidade dos estudos.
Para boa parte dos entrevistados, o trabalho informal é realidade.
Por outro lado, entre os estudantes do ensino médio tradicional a insatisfação com a metodologia de ensino seria um motivo para sair da escola, problema que não foi reportado pelos estudantes do novo ensino médio.
“Hoje a escola prepara exclusivamente para os exames de ingresso na universidade, sendo que o acesso dos jovens de 18 a 24 anos ao ensino superior ainda é muito restrito, apenas 23,8% dessa faixa etária.
O novo ensino médio e a formação profissional surgem nesse contexto para dar identidade social e oportunidades ao estudante que não ingressa direto no ensino superior, deseja ou precisa entrar no mercado de trabalho e não consegue por não ter qualificação”, apontou Lucchesi.
(Tomaz Silva/Agência Brasil)
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Precisar trabalhar é o principal motivo para cerca de um terço dos estudantes cogitarem deixar a escola.
A insatisfação com a metodologia de ensino (6%) aparece apenas para os estudantes do modelo tradicional.
Dos estudantes ouvidos, 17% dos alunos do modelo tradicional já consideraram deixar a escola, enquanto, entre os estudantes do novo ensino médio, o percentual é de 13%.
Para 35% dos estudantes ouvidos empreender será mais atraente no mercado de trabalho no Brasil.
Metade dos alunos (50%) indica que ter emprego formal registrado em carteira é outro ponto relevante.
Segundo 28% dos alunos entrevistados, a falta de experiência, a falta de qualificação (17%) e a falta de oportunidade (12%) são os principais obstáculos para um jovem conseguir emprego no Brasil.
Com informações da Agência Brasil