19/07/2022 19:24

Compartilhe:

Ex-ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, de 42 anos, voltou a liderar nesta terça-feira (19) a nova rodada de votação entre os deputados conservadores para substituir o primeiro-ministro Boris Johnson no cargo.

Na disputa restam apenas três candidatos, entre eles, duas mulheres.

O ex-ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, de 42 anos, é o candidato favorito entre os deputados conservadores britânicos para suceder Boris Johnson no cargo. AP - Alberto Pezzali

-----------------

Nesta quarta votação, Sunak obteve 118 votos, seguido da ex-ministra da Defesa Penny Mordaunt, com 92, e da atual ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, com 86.

A ex-ministra da Igualdade Kemi Badenoch, com 59 votos, foi eliminada da disputa.

A disputa ocorre após a renúncia de Johnson, no último 7 de julho, pressionado por sucessivos escândalos em seu governo.

Para encontrar um substituto ao premiê, as escolhas tiveram início na semana passada.

Em um primeiro momento, os 358 deputados conservadores votam em sucessivas rodadas eliminatórias.

 

LEIA TAMBÉM

PIB de alguns países europeus pode cair 6% se Rússia cortar gás, diz FMI

Uma interrupção total do fornecimento de gás da Rússia para a Europa teria um efeito devastador sobre os países da Europa Oriental e Central, que poderiam ver seu PIB cair cerca de 6%, de acordo com um relatório publicado nesta terça-feira (19) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

----------------

Nesta quarta-feira (20), uma nova votação definirá os dois candidatos finalistas.

Depois, os cerca de 200 mil membros do Partido Conservador no Reino Unido farão a escolha enviando seus votos pelo correio e o vencedor será anunciado em 5 de setembro.


Devido aos candidatos restantes, o Reino Unido se prepara para ter sua terceira primeira-ministra mulher ou o primeiro chefe de Estado não branco da história do país.

Sunak é natural de Southampton, no sul da Inglaterra, filho de pais indianos.

Nos acompanhe por e-mail!