A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo (ABIH-SP) e o Airbnb, maior empresa global de compartilhamento de lares e experiências em viagens, anunciam uma parceria inédita para impulsionar o turismo paulista, por meio de um memorando de entendimentos (MOU).
O acordo possui cinco pilares: comercial, inteligência de mercado, qualificação para sustentabilidade, promoção turística e melhores práticas.
No âmbito da colaboração comercial, por meio da aproximação entre a plataforma e os hotéis da ABIH-SP, o objetivo é fomentar negócios entre as partes.
Inclui inteligência de mercado, a partir do intercâmbio regular de informações estatísticas sobre o fluxo turístico para o estado de São Paulo.
Esses dados serão úteis no auxílio à formulação de estratégias para o aumento do volume de negócios.
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As experiências turísticas presenciais e online, que são ofertadas nos destinos e estão cadastrados na plataforma Airbnb, por exemplo, também poderão ser selecionadas e recomendadas pelos hotéis aos clientes, contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do turismo regional e o lazer dos hóspedes.
No pilar da qualificação para a sustentabilidade, o MOU inclui o desenvolvimento de um programa educativo para ampliar o conhecimento e as práticas do turismo responsável.
A promoção turística, por meios digitais, proporcionará aumento do fluxo de turistas aos destinos paulistas.
E com a adoção das melhores práticas, serão alavancados os resultados que a economia digital propicia.
“As experiências do Airbnb; o compartilhamento de informações relacionadas ao turismo no estado; as ações para promoção dos destinos paulistas aos viajantes, com a abertura de um novo canal de distribuição para a hotelaria, favorecem o setor como um todo.
Essa é a avaliação dos membros da ABIH-SP, integrantes do grupo de trabalho: Ricardo Roman Jr., presidente da ABIH-SP; Fernando Guinato, vice-presidente e Niuara Tedesco, diretora.
O setor de viagem e turismo movimentou R$ 551,5 bilhões no Brasil em 2019, segundo dados do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo).
Só o estado de São Paulo representou cerca de 40% de todo o faturamento das empresas do setor no país.
E, de acordo com o IBGE, as atividades turísticas no estado cresceram 5,3% em 2019, enquanto o Brasil cresceu 2,5%.
Segundo os dados apurados pelo Airbnb, refletidos pelos resultados apurados pela pesquisa ABIH-SP, que passaram a ser divulgados regularmente em julho de 2020, os destinos domésticos mais perto de casa, para viagens de carro, têm sido os mais procurados e São Paulo é um dos principais mercados no país.
“Nesse contexto, a plataforma vai contribuir muito para apresentar, inclusive aos paulistas, novas opções dentro do Estado para um turismo autêntico, que valoriza a cultura local e movimenta a economia das cidades”, diz Flávia Matos, diretora de relações institucionais e governamentais do Airbnb para a América Latina.
Em 2019, o Airbnb gerou um impacto econômico direto de R$ 10,5 bilhões no Brasil considerando toda a cadeia que envolve o turismo, como comércio e restaurantes locais, não apenas a hospedagem.
Fonte: Assessorias ABIH-SP/Airbnb