No mercado de turismo, o mês de setembro é tipicamente considerado como a baixa temporada, caracterizado por uma redução significativa no número de visitantes nos destinos turísticos.
Reconhecendo esse padrão sazonal, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), incluiu em seu Planejamento Estratégico o apoio a eventos de diversas áreas.
O objetivo é equilibrar o fluxo turístico na cidade durante esse período de menor movimento, estimulando a atividade econômica local e promovendo o destino Aracaju no cenário nacional.
Foto: Michel de Oliveira
“São eventos que demonstram a diversificação da nossa pauta de trabalho com apoio institucional a eventos nesse período de sazonalidade. Nossa preocupação é manter a atividade aquecida e fazer a divulgação dos nossos atrativos para o público desses eventos”, destaca o secretário do Turismo, Jorge Fraga.
O calendário de ações para setembro engloba eventos de múltiplos segmentos.
Jorge Fraga, secretário municipal do Turismo
De acordo com Jorge Fraga, o segmento de eventos atrai um grande número de visitantes, gerando renda no município com gastos em hospedagem, alimentação, transporte, compras no comércio e artesanato, entre outros setores da cadeia.
“Toda essa movimentação significa renda para os nossos trabalhadores, receita para o nosso trade turístico e incremento na economia municipal”, ressalta o gestor.
Prefeito Edvaldo Nogueira define apoio ao 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o 16º Congresso Sergipano de Cardiologia, em reunião no dia 24 de julho
Eventos
O 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o 16º Congresso Sergipano de Cardiologia acontecerão no Centro de Convenções AM Malls e, segundo os organizadores, a previsão é de 800 participantes, entre congressistas e palestrantes.
“A exemplo do que fizemos no 27º Congresso Nacional de Reprodução Assistida, na semana passada, vamos divulgar nossos eventos neste segundo semestre, como Pré-Caju, Natal Iluminado e Réveillon, além do Projeto Verão, no próximo ano.
Queremos aproveitar esse público para dar um start para dezembro e para o verão 2024”, explica Jorge Fraga.
Kennedy Fonseca, presidente da Federação Sergipana de Automobilismo
Já na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, entre os dias 7 e 9 de setembro, mesmo período dos congressos de cardiologia, acontecerá o 3º Festival de Carros Antigos de Sergipe (FESTCAS) e a Setur também estará presente com apoio logístico para a realização do evento.
Segundo o presidente da Federação Sergipana de Automobilismo, Kennedy Fonseca, o festival contará com a participação de mais de 20 clubes de carros antigos de todo o país, com a exposição de cerca de 300 modelos famosos, como Kombi, Opala, Fusca, Cadillac, Maverick e Corcel, além de motos antigas.
Após esses eventos, entre os dias 13 e 16 de setembro, a Prefeitura de Aracaju apoiará um importante evento ligado à atividade pesqueira:
Divulgação reforçada
Além do apoio a esses eventos no mês de setembro, para geração de demanda turística na capital no período de baixa estação, a Secretaria Municipal do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), realizará capacitação para agentes de viagem da operadora CVC nos dias 12 e 14 de setembro, nas cidades de Cuiabá/MT e Campo Grande/MS, respectivamente.
“A Prefeitura está trabalhando muito pelo turismo, com ações que acontecem quase que simultaneamente.
Em uma ponta, apoiamos a realização de eventos em vários segmentos e na outra partimos para fazer a divulgação do destino fora do estado.
É uma prova do compromisso da gestão municipal em atuar em várias frentes para fortalecer o turismo na capital”, pontua Jorge Fraga.
Com informações da PMA