Teve início nessa segunda-feira, 3, e segue até o dia 5, a WTM Latin América 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Marcos Franco, Jorge Fraga, Daniela Carneiro e Fábio Mitidieri. Fotos: Ascom/Setur
O evento é considerado por agentes do mercado do turismo como um dos mais importantes da América do Sul e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), cumprindo as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da gestão, participa da feira para divulgar os atrativos da capital sergipana no mercado nacional e internacional do turismo.
Na edição de 2022, a feira recebeu 15.204 visitantes e a expectativa dos organizadores é que na edição deste ano mais de 20 mil pessoas participem do evento, que conta com 585 expositores de mais de 40 países, entre eles Chile, Peru, Argentina, Costa Rica, Israel, Egito, Itália, Estados Unidos e Barbados, assim como, Israel, Maldivas e outros destinos globais.
“Esta é a primeira vez que a gestão municipal participa da WTM. No ano passado, participei como observador e vi que nossa cidade não poderia deixar de expor seus atrativos nesta vitrine gigante que é a WTM", ressalta o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.
Reunião com a Orinter Club
No evento, a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe, por meio das Secretarias Municipal e de Estado do Turismo, firmaram parceria para uma participação integrada, visando a otimização da divulgação de Aracaju e outros municípios sergipanos.
Em um estande de 40 metros quadrados, com projeto assinado pelo arquiteto Barroso Melo, foram harmonizadas mesas bistrôs, lounge, balcão de atendimento e acolhimento, painel de renda irlandesa, telão onde vídeos de atrativos de Aracaju e da campanha “Sergipe é o País do Forró”, da Secretaria de Estado do Turismo, revezavam-se em exibição, além de um painel de elementos interativos com informações ilustradas da diversidade cultural sergipana.
Além disso, o público também teve a oportunidade de degustar iguarias gastronômicas regionais e receber kits promocionais com brindes como canetas, viseiras, folders e sacola personalizada do destino.
Para despertar a atenção dos operadores do turismo para as duas maiores festas juninas do estado, o Forró Caju, na praça dos mercados centrais, e o Arraiá do Forró, na Orla da Atalaia, realizados pela Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado, respectivamente, o cantor Mestrinho realizou um pocket show mostrando ao público o porquê da música “Sergipe é o país do forró”, como cantou o memorável músico sergipano, Rogério.
O público visitante também teve a oportunidade de degustar iguarias gastronômicas regionais e receber kits promocionais com brindes como copos, canetas, folders e sacolas personalizadas do destino.
Jorge Fraga recebe visita de Daniel Zanetti e gestores do turismo
Várias autoridades visitaram o estande sergipano e não esconderam a satisfação com a qualidade da apresentação e atrativos do destino. Pela manhã, o diretor da WTM Latin América, Daniel Zanetti, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado em participar da WTM.
“É uma satisfação muito grande ver Aracaju e Sergipe presentes em nossa feira, entendendo a importância de se mostrar como destinos importantes do nosso Brasil para aquecer o turismo e gerar emprego e renda”, ressalta o executivo.
Equipes das secretarias de Turismo do Estado e do Município
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, também visitou o estande no final da tarde e pôde acompanhar a movimentação de operadores do turismo em busca de informações sobre Aracaju e Sergipe.
Para Jorge Fraga, o primeiro dia de WTM superou as expectativas.
“Sabíamos que teríamos uma boa receptividade do público, mas a grande presença de operadores do turismo e de autoridades federais demonstraram que Aracaju e Sergipe fizeram bonito e amanhã o dia será de mais divulgação e reuniões”, afirma o secretário.