A forma de viajar como conhecemos hoje mudará drasticamente até 2040. As roupas poderão ser impressas em 3D e o reconhecimento facial transformará nossos rostos em passaportes e cartões de embarque.
A experiência de viagem no futuro
As viagens também estarão mais ligadas à aventura, à realização e ao aprendizado de novas habilidades, em vez de apenas preencher uma lista de lugares visitados.
Estudo mostra que viagens virtuais serão realidade e que os sistemas de reconhecimento facial controlarão passaportes e cartões de embarque
As previsões acima fazem parte do estudo The Future Travel Experience, feito pelo renomado futurologista Ray Hammond para a empresa de seguros Allianz Partners.
O relatório, que foi divulgado em 2020, identifica as principais tendências que revolucionarão o mercado de viagens até 2040.
Essa tecnologia permitirá que os turistas entrem virtualmente em quartos de hotéis, caminhem pelas cidades e seus atrativos, visitem museus ou conheçam restaurantes.
O reconhecimento facial já está em uso experimental em alguns aeroportos.
Por substituírem os passaportes, a identificação digital deverá reduzir as imensas filas que existem hoje.
Nos estabelecimentos de luxo os hóspedes ainda serão recebidos por funcionários.
Já nos hotéis econômicos a automação deverá estar presente em quase todas as etapas, desde o check-in até robôs para carregarem as malas.
Onde esse meio de transporte é utilizado, as viagens, por meio de inteligência artificial, serão mais rápidas e coordenadas, aumentando o conforto dos passageiros.
Em 2040, será possível enviar suas medidas para o hotel e as peças serão produzidas com tecnologia 3D que, depois de usadas, serão deixadas para serem recicladas.
Esses aplicativos, que vão se popularizar, facilitarão enormemente as viagens internacionais, inclusive para lugares exóticos e com línguas pouco conhecidas
Pessoas comuns já foram ao espaço
O início do turismo espacial já é uma realidade. 36 pessoas já foram, em voo suborbital, até a fronteira do espaço, a 85 km de altitude. Desta altura, foi possível observar a curvatura da Terra e experimentar alguns minutos de sensação de ausência de gravidade.
O sucesso da Virgin Galactic, que levou 4 pessoas ao espaço em 2023, fortalece a concorrência com outras empresas aeroespaciais, como a SpaceX, de Elon Musk, e a Blue Origin, de Jeff Bezos, que já levou 32 pessoas ao espaço.
Cerca de 800 clientes da Virgin já compraram passagens com preços que variam de US$ 200 mil a US$ 250 mil (R$ 1,2 milhão, na cotação atual) por pessoa. Os tickets podem chegar a US$ 450 mil (em torno R$ 2,1 milhões).
Segundo o futurologista Ray Hammond, em 2040 a viagem será mais barata.
Ray Hammond tem quase 40 anos de experiência escrevendo e falando sobre as tendências que moldarão o futuro. Ele foi premiado com uma Medalha de Ouro das Nações Unidas em Serviços para Futurologia em 2010.
O longo histórico de previsão precisa de Ray é único na Europa e ele agora vive no futuro que descreveu há quase 40 anos.
Ray oferece discursos, palestras e workshops para empresas, governos e universidades em todo o mundo. Ele ministrou palestras na Oxford-Martin School da Universidade de Oxford, na CASS Business School e na Lund University.
Ray também é um membro eleito da Royal Society of Arts (FRSA).
Com informações da Allianz Partners e agências internacionais