O Brasil está se preparando para receber um aumento significativo de turistas durante a temporada de verão de 2024, com 10,7% (17,8 mil) a mais de voos disponíveis para diversos destinos do país, em comparação a 2023.
O anúncio foi feito pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, em Brasília, no dia 11 de novembro. As novas ofertas de voos totalizam 29,8 milhões de assentos, representando um aumento de 12% (3,2 milhões) em relação ao ano passado.
Este esforço faz parte da renovação do Programa Conheça o Brasil Voando, que visa ampliar e diversificar a malha aérea do país. O objetivo é estimular o turismo doméstico e facilitar o acesso à diversos destinos dentro do Brasil, promovendo também a vinda de turistas internacionais.
O número de voos extras já está sendo oferecido pelas principais companhias aéreas do país.
No caso da Azul Linhas Aéreas, por exemplo, serão 3.994 voos extras entre dezembro e fevereiro, um aumento de 12% em relação a 2023, com novas rotas e conexões para destinos nacionais e internacionais e quase 40% a mais de assentos.
As regiões Nordeste e Sudeste, que abrigam os principais “hubs” da empresa - os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), o BH Airport, na cidade de Belo Horizonte (MG), e o terminal de Recife (PE) - receberão a maior parte dos pousos e decolagens no período.
A Azul vai operar 10 novas rotas diretas, como entre Confins (MG) e Santarém (PA); Palmas (TO), Campo Grande (MS) Porto Alegre (RS) e Recife, além de aumentar frequências em rotas como Belém (PA) / Manaus (AM).
Outra novidade são viagens de madrugada (Campinas), em dezembro e janeiro. Haverá voos para Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio (Galeão), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC).
Já a LATAM disponibilizará 2,3 mil voos extras domésticos e internacionais durante a temporada de verão, de 1º de dezembro a 31 de janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) - cujo Aeroporto Salgado Filho reabriu recentemente - e Curitiba (PR) receberão o maior número de passageiros da empresa no período.
Os incrementos da LATAM têm como foco 51,5 mil partidas de São Paulo (Guarulhos e Congonhas); Rio (Santos Dumont e Galeão), Brasília (DF) e Salvador (BA).
A GOL, além de fortalecer a frota já disponível com mais voos para as cidades grandes receptoras de turistas, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Florianópolis, Manaus, Foz do Iguaçu, Aracaju, Vitória, Navegantes/Balneário Camboriú, Natal, Maceió, Jericoacoara, Bonito, Maceió, Porto Seguro, Salvador, Caldas Novas, Campo Grande, Palmas, Ilhéus, Belém, divulgou que terá cinco novos destinos para esta temporada, sendo quatro internacionais, Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México), Aruba (Reino dos Países Baixos) e um nacional saindo para São José dos Campos (São Paulo).
O Brasil também verá um aumento nas operações internacionais:
A Azul vai operar rotas de ida e volta como entre Montevidéu (Uruguai) e Florianópolis (SC), até março de 2025. Haverá, ainda, voos de Assunção, no Paraguai, para Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE), além de ligações entre Miami, nos Estados Unidos, e Belo Horizonte (MG). Já a LATAM terá viagens entre o Brasil e países como Argentina, Chile e Portugal.
Ceará e Pernambuco serão as principais portas de entrada de estrangeiros no Nordeste. No primeiro estado, a oferta das associadas à ABEAR vai crescer 57,7%, com destaque para ligações entre a capital cearense e Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Orlando e Miami (EUA). Já no segundo, a disponibilidade aumentará 42,7%, com voos conectando Buenos Aires, Santiago, Assunção, Orlando e Miami à capital pernambucana.
Em Brasília, por sua vez, a quantidade de assentos ofertada será 36,8% maior, com voos entre a capital federal e Santiago, Orlando, Miami, Lima, Cancún (México) e Bogotá (Colômbia). É importante ressaltar que as informações podem sofrer alterações, conforme redesenhos da malha efetuados pelas companhias aéreas.
Uma das novidades do Programa Conheça o Brasil Voando é a oferta de stopovers, uma modalidade que permite aos turistas visitar uma cidade intermediária antes de seguir para seu destino final, utilizando a mesma passagem aérea.
As empresas também vão adesivar o selo do programa nas portas de até 30% dos aviões, além de realizar a plotagem de até 10% das aeronaves com imagens do Brasil e de divulgar mensagens sonoras nas aeronaves, estimulando a procura por localidades nacionais.
A iniciativa reflete o crescimento do mercado doméstico de voos, que, segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), posicionou o Brasil como o 4º maior mercado de voos domésticos do mundo, representando 1,2% do total global.
O ministro Celso Sabino destacou a importância do crescimento do turismo doméstico, que tem impulsionado a economia brasileira e permitido ao povo brasileiro redescobrir as belezas do próprio país. Ele também ressaltou a inclusão de novos brasileiros no transporte aéreo, como parte do esforço contínuo para promover o desenvolvimento do turismo no Brasil.
Com informações do Ministerio do Turismo
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