11/01/2020 12:21

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O Turismo Acessível foi um dos principais segmentos reconhecidos na 2ª edição do Prêmio Nacional do Turismo, entregue no último mês, em Belo Horizonte (MG). 

O projeto “Capacitação básica em autismo para profissionais do turismo” sagrou-se o grande vencedor. 

A iniciativa, realizada junto a trabalhadores do setor hoteleiro, de parques e de atrações turísticas, capacita funcionários quanto à criação e à indicação de destinos a famílias formadas por portadores da síndrome.

 

A empresária Amanda Ribeiro com o filho Artur, de três anos, que possui o TEA  (Foto: Amanda Ribeiro / Arquivo Pessoal)

Segundo a idealizadora do projeto, Amanda Ribeiro, a iniciativa tem o objetivo de evidenciar a necessidade de adaptações a este público. 

“Hoje, uma a cada 59 crianças possui autismo, são mais de 2 milhões de pessoas no Brasil.

Nosso trabalho tem o objetivo de capacitar esses profissionais para que as pessoas e as mães das pessoas com deficiência possam também ter acesso ao turismo.

Para que o turismo seja para todos, para que todos possam usufruir de descanso e de passeios”.

 

Premiados recebem o reconhecimento na qualificação e inclusão social de brasileiros no turismo (Crédito: Roberto Castro/MTur)

Sustentabilidade e turismo rural 

Mais dois segmentos se destacaram. Um deles foi o turismo rural com o projeto Farroupilha Colonial, do Rio Grande do Sul, que ficou com o segundo lugar.

Outro destaque foi o Trilha Jovem Iguassu , de Foz do Iguaçu (PR), que se baseia em um turismo voltado à sustentabilidade e à inclusão social, além da replicação de metodologias de aprendizado. 

O projeto, da Prefeitura de Farroupilha, ficou com a terceira colocação. 

 

O prêmio

Em sua segunda edição, o Prêmio Nacional do Turismo é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT). 

A seleção busca dar visibilidade e ampliar o reconhecimento de ações e profissionais inovadores, que tenham contribuído significativamente para a ampliação do setor. 

Além da aclamar projetos, o prêmio procura disseminar e estimular a replicação de boas iniciativas, como forma de induzir a melhoria das condições do segmento.

Com informações da ANT

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