07/02/2022 15:39

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“Tratar o turismo como prioridade, a partir do potencial que ele apresenta, de nos próximos anos contribuir para o desenvolvimento econômico e para mudar o cenário de Aracaju.

Esse é um compromisso que assumo junto à população aracajuana”, assegurou o prefeito Edvaldo Nogueira como compromisso de sua gestão.

Nessa linha, desde 2017, a gestão municipal tem dedicado especial atenção aos segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo.

Além de ter canalizado importantes recursos para incrementar o fluxo turístico na cidade.

Uma das estratégias lançadas para efetivar esse compromisso é o fortalecimento da divulgação de Aracaju no mercado.

Para isso, a gestão municipal decidiu como prioridades investir no marketing digital em parceria com o trade turístico.

Essa cooperação também envolve a captação e o apoio para realizar eventos, a participação em feiras nacionais de turismo e desenvolvimento de campanhas para impulsionar a imagem do destino Aracaju em outras praças.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, essas ações foram discutidas na construção do Planejamento Estratégico da gestão.

O objetivo é colocar Aracaju em várias vitrines do turismo nacional.

'(...) mostrar que a cidade é um destino com atrativos diferentes daqueles que os turistas já estão habituados a ver em outros locais. Somos uma novidade e estamos mostrando isso nos investimentos que estão sendo feitos em divulgação”.

 

Parceria com a ABIH-SE

O presidente Antônio Carlos Franco Sobrinho e o prefeito Edvaldo Nogueira na assinatura do Termo de Fomento entre a Prefeitura de Aracaju e a ABIH/SE // Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

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Por meio de um convênio firmado com a Associação da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH-SE), a gestão municipal aportou R$1 milhão para divulgação da capital.

O investimento contempla ações de road shows em vários estados do país, promoção de famtours com agentes de viagens, veiculação de mídias digitais em portais especializados de turismo, parcerias com operadoras para alavancar vendas de pacotes turísticos para Aracaju, produção de brindes e conteúdos digitais.

Além desse Termo de Fomento, a Prefeitura também investiu R$310 mil para ações de mídia compartilhada com a CVC Corp.

A ação envolveu divulgação em mídias digitais (Facebook, Instagram), email marketing clientes, blog Dicas de Viagem CVC e o próprio site da CVC.

A parceria entre a Prefeitura e a ABIH-SE, ressalta o presidente da entidade, Antônio Carlos Franco Sobrinho, mostra o empenho e a parceria para fortalecer o turismo

A partir dessa união de esforços, foi possível divulgar a cidade através de convênios e da campanha ‘Verão é Tempo de Aracajuar’, "duas ações importantes de divulgação e quem ganha com isso é toda a cadeia do turismo".

"No momento, estamos com a variante ômicron criando dificuldades, mas juntos venceremos mais essa etapa e logo teremos uma retomada mais forte das atividades.

Aracaju ainda é um destino novo, por isso se torna indispensável cada vez mais investir em divulgação”, observa o presidente da ABIH-SE.


Verão é Tempo de Aracajuar

Associada às ações nesta parceria com a ABIH-SE e visando fortalecer o destino Aracaju neste período de alta estação, a Prefeitura lançou a campanha “Verão é Tempo de Aracajuar”.

A ação foi iniciada em janeiro deste ano com o lançamento de um vídeo promocional veiculado em várias plataformas digitais (Instagram, Facebook, Twitter, sites de turismo), bem como em afiliadas da Rede Globo Nordeste na Bahia, Alagoas e Pernambuco.

A cidade também é divulgada por meio de publieditoriais (publicação de artigos sobre Aracaju em sites e blogs) em importantes veículos voltados para o turismo.

Exemplos são o “Blog Um Viajante”, com participação de mais de 50 mil visitas por mês; o “Viaje na Viagem”, com 444 mil visitas; e o “Prefiro Viajar”, com 50 mil visitas, representando um público superior a 540 mil pessoas com acesso a informações detalhadas sobre os atrativos que Aracaju oferece.

Ainda no campo digital, a campanha estende a divulgação de Aracaju em banners online no buscador Google.

Eles foram direcionados para sites de OTAs (Online Travel Agencies) especializados em venda de produtos de viagem, a exemplo do Skyscanner (2,7 milhões de acessos), Submarino (9,4 milhões), Trivago (4,1 milhões), Booking (352 milhões apenas nos EUA).

E para oferecer informações detalhadas sobre “o que fazer em Aracaju”, foi criado o hotsite descubraaracaju.com.br para facilitar a experiência dos visitantes com informações de “onde se aconchegar”, “onde se deliciar”, “aracajuanidades” e notícias atualizadas sobre o destino.

Aliado ao hotsite foi criado um folder para que o visitante possa “Aracajuar” munido de informações que lhe permitam uma experiência inesquecível na capital.

Outra ação de alcance da campanha são as peças publicitárias classificadas como “Mobiliário Urbano” (relógio de rua) que a Prefeitura contratou para anúncio na cidade de São Paulo.

São mais de 50 pontos na capital paulista mostrando vários atrativos de Aracaju como os Arcos da Orla da Atalaia, Orlas Sul e Pôr do Sol, Largo da Gente Sergipana e Passarela do Caranguejo.

De acordo com a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), a campanha prevê ainda, em seu cronograma de ações, o lançamento de um novo vídeo promocional do destino, um jingle (música), outdoor e busdoor.

Todas as peças com veiculações nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco.

O resultado desses investimentos feitos pela prefeitura em ações de divulgação “já pode ser verificado através de dados fornecidos pela Aena Brasil”, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Santa Maria.

Faço avaliação mês a mês da movimentação em nosso aeroporto e no último trimestre do ano passado verifiquei um aumento de 35% no número de desembarques no Aeroporto Santa Maria, uma melhora considerável no fluxo de turistas, levando-se em conta o cenário de pandemia”, pontua Jorge Fraga.

 

Com informações da PMA

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