15 de Agosto de 2022

Turismo

Edição: Hugo Julião
07:44
03/01/2022

Demanda por viagens no fim de ano traz otimismo para o turismo em 2022

O bom momento para o setor de turismo nas festividades do fim do ano reforçou o otimismo do segmento para 2022, quando se espera uma forte demanda por pacotes e viagens.

O mercado mostra reação e o turista, mais confiante, voltou a pesquisar e comprar viagens, mesmo com a presença da ômicron.

Às vésperas da virada do ano, a rede hoteleira da cidade do Rio de Janeiro mostrou taxa de ocupação média de 92%, de acordo com a pesquisa do sindicato do setor, divulgada pelo jornal Valor Econômico.

Já em São Paulo, onde não há um levantamento semelhante, a estimativa de empresários do setor, segundo Antônio Dias, vice-presidente da ABIH/SP, é de que os principais resorts estão com ocupação média em 80%.

Frederico Levy, vice-presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), informou que o mês de dezembro foi aquecido tanto no nacional quanto no internacional. 

Segundo ele, a nova variante fez diminuir drasticamente as consultas no internacional, mas não cancelamentos.

Enquanto isso, o nacional continuou forte e antes mesmo da chegada da ômicron muitos destinos já estavam perto da lotação.

LEIA TAMBÉM

Anvisa recomenda suspensão da temporada de cruzeiros

A medida vem depois do aumento de infeções por covid-19 em embarcações nos últimos dias.

--------------------

A estimativa para o ano de 2022 é forte, inclusive em relação ao mercado internacional.

“Já temos uma demanda significativa. Europa de forma geral, principalmente o que está aberto há mais tempo, como França, Suíça, Portugal. Temos destinos como Estados Unidos em que o ano que vem inteiro vai ser de venda feita”, afirmou Levy.

Divulgação

Levantamento feito junto ao Google mostrou que o Rio de Janeiro aparece no topo do destino mais buscado junto aos termos “viagem para” nos últimos sete dias.

Na semana passada, as pesquisas pelo termo "viagem para Rio de Janeiro" cresceram 53% ante a semana anterior.

Já Natal (RN) e Gramado (RS) aparecem como segundo e terceiro mais buscados, respectivamente.

O buscador encontrou ainda alguns parâmetros mais buscados e com relação a viagens nos últimos sete dias no Brasil até a quinta-feira.

As quatro perguntas mais buscadas continham relação com milhas aéreas — “Como comprar milhas? Como vender milhas? O que são milhas aéreas? Como usar milhas do cartão de crédito?”.

Muitas pessoas acumularam pontos, desde 2020, por causa das restrições de viagem impostas pela pandemia.

Com informações do Valor Econômico

Compartilhe