27/09/2024 15:40

Compartilhe:

No espaço com 120 metros quadrados assinado pelo Instituto Banese, a sergipanidade dos atrativos turísticos é destacada e encanta os visitantes

A participação de Sergipe na 51ª edição da Abav Expo 2024, iniciada nesta quinta-feira, 26 de setembro, tem atraído grande atenção ao evento, que é o maior do setor de turismo da América Latina.

O estande sergipano, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), está encantando os visitantes ao promover as belezas naturais, manifestações culturais e a gastronomia típica do estado.

Estande inovador e experiência sensorial

Com 120 metros quadrados, o estande projetado pelo Instituto Banese mistura tradição, sergipanidade e tecnologia, proporcionando uma experiência imersiva aos visitantes.

Elementos visuais, como um pavimento de LED que exibe as praias sergipanas e um piso de vidro temperado com conchas, têm impressionado o público, que também pode colocar os pés na areia ao explorar o estande.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou o sucesso do estande e a receptividade do público.

Quem chega aqui fica encantado com a diversidade e beleza do nosso estado. Sergipe oferece praias paradisíacas, cidades históricas, uma gastronomia incrível e muito mais. Nosso estande reflete toda essa riqueza, e as pessoas estão percebendo o quanto nosso estado é um dos destinos mais incríveis do Nordeste”, afirmou.

Atividades e degustações

No estande, os visitantes podem visitar a Casa do Artesanato Sergipano, participar de reuniões e capacitações para agentes de viagens e aproveitar degustações de produtos típicos, como licores, castanha de caju, queijadinha, amendoim cozido e cocada.

A ativação conta ainda com distribuição de pipoca e picolés, tudo com o apoio do Grupo Maratá e das prefeituras de Estância e Indiaroba.

Realidade virtual e promoção de Sergipe

Um dos destaques é a possibilidade de, por meio de óculos de realidade virtual, os visitantes realizarem um passeio simulado por alguns dos principais roteiros turísticos de Sergipe, como a Praia da Atalaia.

A experiência, juntamente com a distribuição de material promocional — como panfletos, cartões-postais e tatuagens temporárias —, tem sido um grande atrativo para o público.

Presença Marcante na Abav Expo 2024

Com mais de 30 mil visitantes esperados ao longo dos três dias de evento, a Abav Expo 2024, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, tem sido uma plataforma estratégica para Sergipe. A presença do estado visa consolidar seu posicionamento como um dos destinos turísticos mais atraentes do Brasil, promovendo a sergipanidade e mostrando todo o seu potencial turístico para profissionais de diversos mercados emissores do país.

A feira, que reúne os maiores players do setor turístico, continua até o sábado, 28 de setembro, e a participação de Sergipe já superou as expectativas, gerando grande interesse e movimentação no estande.

Estande completo

Victória Barros, da Colorê Viagens, de Brasília, foi uma das primeiras visitantes do estande de Sergipe na Abav Expo 2024. Como a agente de viagens explica, quando ela e a amiga Maria Roldão se depararam com o espaço sergipano, foi encantamento à primeira vista.

O estande está muito bonito. A gente está encantada pela estrutura. Não imaginava que ia ser assim. O que mais me chamou a atenção é que ele é bem grande, bem colorido”, descreveu. 

A profissional do turismo também se encantou com uma das ações preparadas pela equipe Setur: a experiência de ser tatuada com uma imagem dos Arcos da Orla da Atalaia, um dos símbolos mais representativos de Sergipe.

Inclusive, ela já conheceu esse cartão-postal quando visitou o estado no ano passado. No entanto, confessa que foi o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, que a arrebatou.

Sergipe é um destino que me surpreendeu muito. Fiquei quatro dias em Aracaju, mas o que me surpreendeu foi Xingó. É uma emoção. Só indo para vivenciar e entender. É surreal”, assegurou. 

Quem também se impressionou com o estande de Sergipe foi Rosane Balsan, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFTO) – Campus de Porto Nacional.

Segundo ela, visitar o estande sergipano foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do forró, as praias da capital e do interior, além do caranguejo, que é uma iguaria famosa no estado.

O estande está incrível, muito bonito e com produtos representativos da cultura sergipana. Gostei muito, por exemplo, de conhecer o amendoim cozido. Nunca havia provado assim e achei muito diferente; quero aprender a fazer”, declarou. 

Como ainda não conhece Sergipe, Rosane Balsan deixou evidente que, não demora, deve visitar o estado.

Tem duas cidades que tenho muita curiosidade em conhecer que falam sobre a questão do patrimônio cultural, que são Laranjeiras e São Cristóvão. Tenho uma vontade imensa de ir para Sergipe e conhecer tanto a capital, Aracaju, quanto essas cidades interioranas”, revelou. 

Já o agente de viagens Ricardo Albuquerque, de Belém, no Pará, foi categórico ao falar do estande de Sergipe.

Está maravilhoso! Ele consegue proporcionar uma boa imersão no destino. É bem grande e colorido. Consegue proporcionar experiências visuais e gastronômicas. E tem uma boa interação com os participantes da feira. Então, é um estande completo”, resumiu.

Após experienciar Sergipe por meio dos óculos de realidade virtual, Ricardo ressaltou que essa ação aproxima mais o futuro visitante, trazendo um encantamento que alimenta o desejo de conhecer o estado.

Achei fascinante. Estou saindo daqui bem encantado”, afirmou o profissional, que sonha conhecer as praias sergipanas.

 

Com informações do Governo de Sergipe

Redação

Redação -

Redação

Redação

Nos acompanhe por e-mail!