01/09/2022 18:07

Compartilhe:

Em uma reunião com os prefeitos das cidades de Itabaianinha, Danilo de Joaldo, Laranjeiras, Juca de Bala, e São Cristóvão, Marcos Santana, e representantes da Secretaria de Estado do Turismo, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, discutiu sobre as ações do projeto Vai Turismo em Sergipe.

As ações iniciais contemplarão as três cidades presentes e a cidade de Tobias Barreto, que terá em aplicação um projeto de turismo de compras e experiência.

Já para Laranjeiras e São Cristóvão, o foco será o turismo histórico e religioso.

Prefeitos reunidos com o presidente do Sistema Fecomércio, Marcos Andrade e o diretor regional do Senac, Marcos Sales. Imagem: Marcio Rocha

---------------------

Na mesa de discussões, foram colocadas em pauta as demandas específicas de cada município, para que houvesse o entendimento acerca de como trabalhar com cada cidade.

O prefeito Juca de Bala, de Laranjeiras, lembrou que a sua cidade é um celeiro cultural muito forte no estado, sediando mais de 100 grupos folclóricos, além da primeira igreja atribuída ao Sagrado Coração de Jesus no mundo.

Juca comentou que as cidades sergipanas precisam de um projeto que seja uma política pública constante, para colocar Sergipe no cenário do turismo nacional, com maior força.


Na mesma área do projeto de turismo histórico e religioso, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, destacou as potencialidades da cidade e como a realidade do turismo municipal tem sido transformada com os investimentos no setor.

Segundo Santana, a cidade de São Cristóvão tem uma grande capacidade de projeção como destino de turismo e para fortalecer essa identidade, já está trabalhando em conjunto com o Sistema Fecomércio, para instalar uma unidade de hotelaria na cidade, além de um restaurante Senac Bistrô.

Marcos Santana mencionou o interesse em expandir a atuação do turismo fluvial, aproveitando melhor os rios que cortam a cidade.

Danilo de Joaldo, prefeito de Itabaianinha, disse que pelo fato de a cidade do sul sergipano ter uma forte tendência para a produção de tecidos e confecções, o turismo de compras e experiência para a cidade é a melhor alternativa para estimular os arranjos produtivos locais da cadeia do vestuário, aliando-se com Tobias Barreto, que também tem como uma das suas principais atividades econômicas a produção e comércio de tecidos.

Discussão sobre o “Vai Turismo” com prefeitos e secretários dos municípios convidados. Imagem: Marcio Rocha

-------------------

Marcos Andrade lembrou que o "Vai Turismo", desenvolvido pela CNC e Fecomércio, é um projeto permanente, com o objetivo de se tornar uma política de estado, com vistas no desenvolvimento do turismo sergipano a médio prazo.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, valorizou as capacidades individuais de cada município do projeto inicial do "Vai Turismo" e quer fortalecer Sergipe como destino de turismo no cenário nacional, promovendo ações para o endoturismo com visitantes do próprio Brasil, elevando a capacidade de atendimento e recepção dos viajantes que aportarem em Sergipe.

Marcos Andrade afirmou que irá, através do Senac, promover os cursos necessários para a melhor qualificação dos trabalhadores de cada cidade, com suas peculiaridades.

Iremos construir, com várias mãos, na parceria com as prefeituras e o estado, o ‘Vai Turismo’, para que o projeto seja uma política de estado, garantindo sua permanência, independentemente de governos que estejam ou que virão.

O foco é fortalecer Sergipe e elevar o número de turistas em nosso estado, para que eles também conheçam novas oportunidades de sentir o prazer de estar em Sergipe.

Para isso, no projeto pensado pela CNC e Fecomércio, vamos estimular os agentes de produção locais, para profissionalizar o turismo, dando maior qualidade de atendimento e estimulando a vinda de turistas para os municípios sergipanos”, comentou.

O diretor regional do Senac, Marcos Sales, também presente na reunião, informou aos prefeitos e ao presidente Andrade, que o Senac está pronto para promover as capacitações necessárias para o melhor atendimento dos anseios da cadeia produtiva turística local, para profissionalizar ao máximo o turismo das cidades que iniciarão o projeto "Vai Turismo".

Nos acompanhe por e-mail!