Porto Alegre sediou a abertura do Congresso Brasileiro de Guias de Turismo (CBGTUR), realizado no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, nessa quarta-feira (24).
O evento atraiu mais de mil guias de turismo e agentes de viagens de todo o Brasil.
Sob o tema “Guias de Turismo e Agentes de Viagens: a União que faz o turismo”, o congresso, que termina no domingo, 28, discutirá a relevância e as particularidades de cada profissão, além das responsabilidades econômicas e sociais que cada uma delas desempenha no setor turístico.
A programação inclui uma variedade de palestras, consultorias, visitas técnicas e painéis focados em inovação, vendas, legislação e branding, que ocorrerão ao longo de todos os dias do evento.
Público presente na noite de abertura no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul em Porto Alegre
Um dos destaques do congresso, que vem recebendo vários elogios por sua organização e atividades, é a presença da caravana de guias de turismo do estado de Sergipe.
Guias de Turismo e jornalistas presentes na caravana de Sergipe
Composta por mais de 28 profissionais, a caravana busca ampliar seus conhecimentos e capacitações, além de promover os roteiros turísticos sergipanos.
Irma Karla, coordenadora da caravana e presidente licenciada do Singtur/SE, descreve o evento como uma oportunidade de aprendizado, networking e um convite para que os colegas descubram os encantos de Sergipe.
Irma Karla, coordenadora da caravana de Sergipe e Alessandro Santos o guia de turismo sergipano que entrou com a bandeira do estado durante a abertura do congresso em Porto Alegre\RS.
Diariamente, os membros da caravana usam camisas que destacam as rotas turísticas do estado e um evento especial está programado para esta sexta-feira (26), durante a festa de encerramento intitulada "Sergipe é o País do Forró".
Este evento também marcará o lançamento da 42ª edição do congresso, que será realizado em Aracaju, de 14 a 18 de maio de 2025.
Estande de Sergipe – “Sergipe é o País do Forró”
A coordenadora da caravana sergipana também ressaltou a importância do suporte recebido para realizar essa iniciativa fora do estado.
"Sem o apoio e colaboração dos amigos do turismo, do setor privado e de alguns gestores, nada disso seria possível. Foi essa união que viabilizou essa ação do Sindicato dos Guias de Turismo de Sergipe (Singtur/SE), e por isso, somos muito gratos", declarou.
Estandes montados no salão de eventos do shopping
A Noite de Sergipe tem o apoio de diversos órgãos públicos e empresários do setor turístico, incluindo o Governo do Estado e as prefeituras de Aracaju, Canindé de São Francisco, Itabaiana e Santana de São Francisco.
Entre os apoiadores estão também o Recanto da Orla e o hotel da Costa, os restaurantes Cariri e Havanna's, além das agências de turismo Mftur, Farol Tur, Luck Receptivo, Jane Tur, Sublime Viagens e Brisamar Turismo.
Contribuíram igualmente a loja de Artesanato Casa de Taipa, o Ponto dos Concursos e a Brasino (Indústria de Beneficiamento de Pesca), comandada pelo empresário Lee Felix.
Fonte e Fotos: Cassandra Teodoro (Jornalista DRT – 694\SE)