09/01/2023 11:29

Compartilhe:

A programação do Natal Iluminado foi encerrada na noite de sexta-feira (06), com as apresentações finais dos artistas sergipanos na arena de eventos das praças brilhantes do Centro de Aracaju.

Foto: Marcelle Cristinne

Com isso, a temporada 2022 do Natal Iluminado acaba, deixando um gostinho de “quero mais” para os sergipanos e turistas que visitaram nossa capital nos meses de novembro, dezembro e janeiro, que tiveram durante o período de 49 dias, as praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, iluminadas com mais de 5.5 milhões de pontos de luz.

Além de 600 elementos decorativos, programação artística e cultural envolvendo mais de 160 profissionais da música e artes do estado, além de 11 apresentações da parada “Um Sonho de Natal”, que contou com a participação de 300 pessoas incorporando personagens alusivos ao natal, em um desfile com 13 alas, marcado por muitas alegorias, adereços e carros alegóricos para um público superior a 600 mil pessoas ao longo do período em que as luzes estiveram acesas no coração de Aracaju.

600 mil pessoas visitam decoração do Natal Iluminado. Imagem: Marcio Rocha

De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio, o público médio por noite foi de 12 mil pessoas, que estiveram admirando a decoração e o projeto paisagístico-iluminativo aplicado nas praças que pulsaram luz por todo o período natalino em Aracaju.

Nos dias de apresentação da parada “Um Sonho de Natal”, o público ultrapassava as 20 mil pessoas presentes.

Famílias sergipanas da capital e interior e milhares de turistas conheceram e viveram esses dias de magia que Aracaju proporcionou.

Os resultados do turismo fizeram operadores do mercado nacional virarem os olhos para Sergipe, estimulando a visitação, através da venda de pacotes turísticos para Aracaju.

Operadoras como a CVC, Hotel Urbano, Kayak e Decolar registraram elevação nas vendas do destino Sergipe no período final de ano.

O cenário desenvolvido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e Prefeitura de Aracaju, com correalização do Sebrae, e patrocínio da Maratá, Loterias Caixa – Governo Federal, Banese, Cencosud G. Barbosa, Energisa, apoio da Rede Sergifar e Setransp.

Ajudou a elevar a frequência de hóspedes nos hotéis e pousadas de Aracaju, estimulando o desenvolvimento do turismo no estado nos meses finais do ano.

O evento natalino de Aracaju foi destaque em dezenas de portais e revistas especializadas em jornalismo de turismo, sendo alçado ao posto de segunda melhor programação natalina do Brasil.

Com isso, o Natal Iluminado se consolida como destino obrigatório para as pessoas viverem dias especiais em suas férias de final de ano.

Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Imagem: Marcio Rocha

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou o posicionamento dado ao Natal Iluminado como segunda melhor festa natalina do país.

Foi um sonhou que se tornou realidade.

Nosso objetivo desde a primeira edição do Natal Iluminado era fazer com que chegássemos entre os melhores eventos do Brasil e conseguimos isso.

Ser escolhido o segundo melhor natal do país, por várias publicações especializadas, é muito importante para nós e nos imputa uma responsabilidade ainda maior que a que já temos com o projeto.

Devemos nos superar ainda mais, como já vimos fazendo a cada ano.

Nosso Natal Iluminado tem uma diferença importante para os outros, nossa programação é completamente gratuita, ninguém paga para participar, acompanhar os shows, ver os desfiles e participar das ações que desenvolvemos ao longo do evento.

Isso é o mais importante e que, para mim, nos credencia muito para figurar nesse panteão dos maiores eventos do Brasil.

E para 2023 teremos mais e faremos melhor".

Alex Garcez, coordenador do Natal Iluminado, comenta ações para 2023. Imagem: James Silva

O coordenador do Natal Iluminado, Alex Garcez, já está pensando no projeto para este novo ano e como faremos para evoluir ainda mais, criando uma atmosfera ainda melhor com nossa decoração e programação.

"O Natal Iluminado é um presente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac para os sergipanos e turistas. Fomos muito bem nessa temporada.

Na próxima seremos ainda melhores.

E já temos data para a temporada deste ano. Acenderemos em 18 de novembro”, disse.

Parada “Um Sonho da Natal”. Imagem: Marcio Rocha

As luzes das praças iluminadas foram apagadas na madrugada de sábado (07).

Em números, além das 600 mil pessoas que visitaram o evento nos 49 dias de programação, também foram contabilizados 1.500 empregos diretos e indiretos gerados através da disponibilização de espaços de comercialização para alimentação e brinquedos, parque de diversões, artistas contratados e pessoal de estafe técnico.

Nos acompanhe por e-mail!