A programação do Natal Iluminado foi encerrada na noite de sexta-feira (06), com as apresentações finais dos artistas sergipanos na arena de eventos das praças brilhantes do Centro de Aracaju.
Foto: Marcelle Cristinne
Com isso, a temporada 2022 do Natal Iluminado acaba, deixando um gostinho de “quero mais” para os sergipanos e turistas que visitaram nossa capital nos meses de novembro, dezembro e janeiro, que tiveram durante o período de 49 dias, as praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, iluminadas com mais de 5.5 milhões de pontos de luz.
Além de 600 elementos decorativos, programação artística e cultural envolvendo mais de 160 profissionais da música e artes do estado, além de 11 apresentações da parada “Um Sonho de Natal”, que contou com a participação de 300 pessoas incorporando personagens alusivos ao natal, em um desfile com 13 alas, marcado por muitas alegorias, adereços e carros alegóricos para um público superior a 600 mil pessoas ao longo do período em que as luzes estiveram acesas no coração de Aracaju.
600 mil pessoas visitam decoração do Natal Iluminado. Imagem: Marcio Rocha
De acordo com pesquisa realizada pela Federação do Comércio, o público médio por noite foi de 12 mil pessoas, que estiveram admirando a decoração e o projeto paisagístico-iluminativo aplicado nas praças que pulsaram luz por todo o período natalino em Aracaju.
Nos dias de apresentação da parada “Um Sonho de Natal”, o público ultrapassava as 20 mil pessoas presentes.
Famílias sergipanas da capital e interior e milhares de turistas conheceram e viveram esses dias de magia que Aracaju proporcionou.
Os resultados do turismo fizeram operadores do mercado nacional virarem os olhos para Sergipe, estimulando a visitação, através da venda de pacotes turísticos para Aracaju.
Operadoras como a CVC, Hotel Urbano, Kayak e Decolar registraram elevação nas vendas do destino Sergipe no período final de ano.
O cenário desenvolvido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e Prefeitura de Aracaju, com correalização do Sebrae, e patrocínio da Maratá, Loterias Caixa – Governo Federal, Banese, Cencosud G. Barbosa, Energisa, apoio da Rede Sergifar e Setransp.
Ajudou a elevar a frequência de hóspedes nos hotéis e pousadas de Aracaju, estimulando o desenvolvimento do turismo no estado nos meses finais do ano.
O evento natalino de Aracaju foi destaque em dezenas de portais e revistas especializadas em jornalismo de turismo, sendo alçado ao posto de segunda melhor programação natalina do Brasil.
Com isso, o Natal Iluminado se consolida como destino obrigatório para as pessoas viverem dias especiais em suas férias de final de ano.
Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Imagem: Marcio Rocha
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, comentou o posicionamento dado ao Natal Iluminado como segunda melhor festa natalina do país.
“Foi um sonhou que se tornou realidade.
Nosso objetivo desde a primeira edição do Natal Iluminado era fazer com que chegássemos entre os melhores eventos do Brasil e conseguimos isso.
Ser escolhido o segundo melhor natal do país, por várias publicações especializadas, é muito importante para nós e nos imputa uma responsabilidade ainda maior que a que já temos com o projeto.
Devemos nos superar ainda mais, como já vimos fazendo a cada ano.
Nosso Natal Iluminado tem uma diferença importante para os outros, nossa programação é completamente gratuita, ninguém paga para participar, acompanhar os shows, ver os desfiles e participar das ações que desenvolvemos ao longo do evento.
Isso é o mais importante e que, para mim, nos credencia muito para figurar nesse panteão dos maiores eventos do Brasil.
E para 2023 teremos mais e faremos melhor".
Alex Garcez, coordenador do Natal Iluminado, comenta ações para 2023. Imagem: James Silva
O coordenador do Natal Iluminado, Alex Garcez, já está pensando no projeto para este novo ano e como faremos para evoluir ainda mais, criando uma atmosfera ainda melhor com nossa decoração e programação.
"O Natal Iluminado é um presente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac para os sergipanos e turistas. Fomos muito bem nessa temporada.
Na próxima seremos ainda melhores.
E já temos data para a temporada deste ano. Acenderemos em 18 de novembro”, disse.
Parada “Um Sonho da Natal”. Imagem: Marcio Rocha
As luzes das praças iluminadas foram apagadas na madrugada de sábado (07).
Em números, além das 600 mil pessoas que visitaram o evento nos 49 dias de programação, também foram contabilizados 1.500 empregos diretos e indiretos gerados através da disponibilização de espaços de comercialização para alimentação e brinquedos, parque de diversões, artistas contratados e pessoal de estafe técnico.