No período de 19 a 21 de janeiro, a região será a segunda parada do evento realizado pelo Governo do Estado e oferecerá ao público uma variedade de atrações artísticas, esportivas e de lazer, além de impulsionar a economia local
Pontas dos Mangues, Pacatuba, Sergipe // Fotos: Igor Matias
Com uma programação que une cultura, esporte e lazer, a região de Ponta dos Mangues, em Pacatuba, litoral norte sergipano, está prestes a vivenciar, de 19 a 21 de janeiro, um divisor de águas na promoção do turismo local, com a realização do Verão Sergipe 2024.
A região será a segunda parada do evento realizado pelo Governo do Estado, que promete não apenas oferecer entretenimento, mas também impulsionar a economia local e a geração de emprego e renda, a partir do fomento ao turismo nos municípios sergipanos.
Em meio a pequenos vales, manguezais, dunas e vegetação diversificada, a bela região, conhecida por abrigar o Pantanal de Pacatuba, com várias ilhotas banhadas pelas águas do rio Poxim e vegetação nativa, forma um cenário perfeito para a festividade, promovida pelo Governo de Sergipe depois de um período de mais de dez anos sem ser realizada.
Durante os três dias de realização, o público vai poder participar de shows artísticos e culturais, atividades esportivas e de lazer, além de espaço destinado à comercialização de artesanato e economia solidária.
Setores do comércio e da hotelaria estão com grande expectativa com a festa, que promete despertar a região como polo turístico, não apenas durante a realização do Verão Sergipe, mas consolidando o município como destino para quem vem visitar o estado.
É o caso do dono de restaurante e depósito de bebidas Givanildo da Cruz.
O estabelecimento dele fica próximo ao local onde o evento será realizado e o comerciante está animado com a perspectiva de bom movimento no estabelecimento.
Givanildo da Cruz, dono de restaurante, Pacatuba
“Já está sendo bem procurado por conta da festa. Com essa pista terminada, a tendência é aumentar ainda mais.
A procura aqui já está sendo boa. Além da minha família, eu vou precisar de mais gente”, disse o comerciante que vai investir também na estrutura do restaurante.
Mais empregos
Outro que está empolgado é o proprietário do restaurante e pousada na região, Juarez Pinto.
Juarez Pinto, proprietário de pousada, Pacatuba
“Para a região da gente vai ser muito bom. A expectativa é muito grande, principalmente da gente que tem área de restaurante, pousada. Vai melhorar muito a região e trazer, com certeza, muito desenvolvimento para o turismo.
Já estamos com ocupação completamente lotada para esse período. Vou precisar contratar até mais funcionários para receber os turistas de Sergipe e de todo o Brasil.
Quero parabenizar também o governo, principalmente nesta área do turismo, pois tem sido muito positivo, com uma ótima gestão. A área do turismo está dez”.
A programação musical para o Verão Sergipe em Pacatuba tem sido um dos destaques do evento, pela variedade, com a presença de artistas como Reação, Nona, Saulo, Bhaskar, The Baggios, Jau, Nando Reis e Jorge Ducci.
Além dos shows, o evento incluirá atividades esportivas no sábado e domingo, quando diversas modalidades serão oferecidas para prática entre os participantes. Será um período animado para sergipanos e turistas desfrutarem a estação mais quente do ano.
Empolgado com as atrações anunciadas, o monitor ambiental Carlos Alves acredita no impulsionamento do potencial turístico da região com o evento.
Carlos Alves, monitor ambiental
“A expectativa é boa de uma renda extra para o pessoal daqui do povoado e do comércio, com o aumento de vendas. Então vai trazer vários benefícios para a região, com certeza.
Com o comércio local, o pessoal que quiser ganhar uma renda vai poder trabalhar e ganhar um dinheirinho extra”, declarou.
O evento é uma realização do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer o turismo no interior.
No total serão mais de 50 atrações sergipanas e nacionais, além de exposição e feira de artesanato e economia criativa, e competições em diversas modalidades de esporte, num investimento de R$ 10 milhões, que deve impactar em mais de 200 mil pessoas em todos os municípios-sede.
A programação do Verão Sergipe teve início na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, no final de semana passado. Agora de 19 a 21 de janeiro é a vez de na Ponta dos Mangues, em Pacatuba.
Já de 26 a 28 o evento acontece em Canindé do São Francisco. O município de Pirambu sedia a programação de 2 a 4 de fevereiro. O Verão Sergipe aporta, logo depois, no Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 10 a 12 de fevereiro.