06/06/2023 16:31

Compartilhe:

Para acolher e envolver os turistas que desembarcam no Aeroporto Santa Maria, nos festejos juninos da cidade, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), deu início na manhã desta terça-feira, 6, e segue até o dia 14, a uma ação de recepção junina aos turistas que desembarcavam de vários estados do país.

Fotos: Ascom/Setur

No saguão de desembarque, ao som do autêntico forró pé de serra, casais de dançarinos esbanjam sorrisos, simpatia e muito xote, xaxado e baião, enquanto equipe contratada pela Setur realiza a entrega de material de divulgação e dos festejos na cidade.

Jorge Fraga, secretário municipal do Turismo

Queremos acolher nossos turistas em clima de festa, fortalecendo o que a gente vem divulgando em todas as feiras das quais participamos.

Este é o momento de provarmos o que dizemos sobre nossa cidade, por isso, logo no desembarque, nosso turista já tem um esquenta dos nossos festejos juninos e uma mostra da nossa hospitalidade”, destaca o secretário do Turismo, Jorge Fraga.  

Daniela Tomazi e André Barone

Daniela Tomazi e André Barone são noivos e vieram de São Paulo de férias para conhecer os festejos juninos e atrativos de Aracaju.

É a primeira vez que eles vêm à capital sergipana e se encantaram com a recepção.

É diferente, a gente nunca tinha visto nada igual, em nenhum aeroporto.

Já visitamos o Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e em nenhum [aeroporto] tinha isso”, revelou Daniela.

Juan Carlos da Silva Santos

O paulista Juan Carlos da Silva Santos também não conhecia Aracaju e na chegada folheou o material informativo sobre os atrativos da cidade para planejar sua estadia e elogiou a ação de recepção.

Não sei nem como descrever, realmente é a cultura na veia, então achei bem diferente, muito interessante mesmo”, resumiu.

Gervásio dos Santos Neto

“Carioca da gema”, como se autointitulou, o servidor público Gervásio dos Santos Neto também ficou encantado e revelou que, além do samba, também tem o forró no pé e que fará bonito no ritmo “samforró”.

A gente que está vindo lá do frio do Sudeste e ser recebido com todo esse calor humano de vocês a gente já sente esse clima de São João, por isso que estamos aqui, né, pra curtir, a gente vem pra forrofiá, misturar nosso samba com o forró e criar o samforró, uma mistura de ritmos brasileiro”, disse com a felicidade estampada no rosto. 

Fabiana de Paris Gabardo coordena um grupo de 16 turistas de Bento Gonçalves/RS que veio conhecer os festejos juninos na capital, e foi recebida pelo assessor técnico da Setur, Gilson dos Santos.

A recepção de vocês aqui com o forró, neste mês junino, com certeza o pessoal vai amar as festividades”, ressaltou. 

Suely Estanagel e Karen Cameli

Turistas estrangeiros também se encantaram com o ritmo nordestino e a hospitalidade do aracajuano.

Foi o caso de Suely Estanagel, que veio dos Estados Unidos com a amiga venezuelana Karen Cameli, e enalteceu o cuidado da gestão municipal em mostrar a cultura local para quem chega. 

Muito especial, muito lindo, me chamou atenção na hora que eu saí, a música eu já estava ouvindo lá dentro, é muito lindo, uma coisa típica.

Eu sou de São Paulo, mas morando no Estados Unidos, e nunca tinha visto isso, é muito especial essa preocupação para que o turista conheça as raízes de vocês, é muito lindo”, elogiou.

Mônica Reis é coordenadora da Saúde da Mulher, do Ministério da Saúde, e veio a Aracaju a trabalho. Encantada com as cores e alegria do casal de dançarinos juninos, disse que pretende encontrar um tempo na agenda para aproveitar os festejos da cidade. 

Eu achei acolhedor o sorriso deles, é muito bom ser recebida com um sorriso e com uma cultura tão diversa.

É a primeira vez que venho a Aracaju, é o único lugar do Brasil que faltava conhecer e espero encontrar tempo para aproveitar um pouco da hospitalidade dos sergipanos e trazer um abraço da ministra da Saúde para os aracajuanos”, disse Mônica.

Para o secretário Jorge Fraga, em seu primeiro dia, a ação se mostrou positiva e cumpriu a finalidade de envolver os turistas que chegam à cidade no clima junino.

Quando traçamos essa estratégia de recepção aos nossos turistas, sabíamos da sua importância e que seria muito bem recebida por quem nos visita. Estou feliz em ver que todos entenderam a importância da valorização da nossa cultura e de mostrar que nossos festejos juninos são únicos no país, a começar pela recepção que damos, como foi dito por muitos dos turistas que desembarcaram hoje”, pontua o gestor do turismo. 

Nos acompanhe por e-mail!