Desde seu lançamento, no final de julho, o programa Voa Brasil já comercializou cerca de 10,4 mil passagens aéreas para 68 destinos brasileiros.
O programa, que oferece bilhetes a R$ 200 por trecho, mais o valor da taxa de embarque, é voltado para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), independentemente da faixa de renda, desde que não tenham viajado nos últimos 12 meses.
Antônio Cruz/Arquivo/Agência Brasil
Embora o número de passagens vendidas até o momento corresponda a apenas 0,34% dos 3 milhões de bilhetes disponibilizados para os 23 milhões de aposentados elegíveis, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), responsável pelo programa, considera essa fase inicial como um período de plena expansão.
Desde o lançamento, a plataforma online do Voa Brasil já registrou mais de 150 mil acessos de aposentados interessados.
O programa opera sem subsídios do governo federal, funcionando com base na oferta livre das companhias aéreas parceiras.
Nos primeiros 58 dias de funcionamento, os destinos mais procurados pelos beneficiários do programa foram:
Segundo o MPor, cerca de 45% dos voos do programa foram direcionados à região Sudeste, e 40% ao Nordeste.
O Voa Brasil tem se destacado por permitir que os aposentados encontrem tarifas acessíveis para visitar parentes ou destinos turísticos fora das grandes cidades e dos períodos de alta temporada.
O fato de quase 70 destinos domésticos terem sido procurados até agora demonstra que os aposentados estão explorando uma variedade de cidades, muitas delas fora dos grandes centros urbanos.
O objetivo do programa é continuar promovendo a inclusão social na aviação civil, oferecendo mais opções de viagem a preços acessíveis.