Sergipe vem se consolidando como um dos estados com maior crescimento no turismo em 2024, atingindo uma variação acumulada de +6,5% em julho, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O estado ocupa a quarta maior posição no país e a maior da região Nordeste em crescimento no setor, segundo dados do Conselho de Turismo da Fecomércio São Paulo, analisados pelo Núcleo de Comunicação e Inteligência da Fecomércio Sergipe.
O estudo, que será discutido em detalhes no evento Debates Empresariais no próximo dia 2 de outubro, aponta para diversos fatores que influenciam o desempenho positivo do turismo sergipano:
O economista Marcio Rocha destacou que, entre janeiro e julho de 2024, o setor de turismo em Sergipe movimentou quase R$ 400 milhões, gerando empregos e fortalecendo a economia local.
Este crescimento está diretamente relacionado às ações estratégicas implementadas para desenvolver o setor.
Segundo Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, programas como o Vai Turismo e a qualificação profissional oferecida pelo Senac têm sido fundamentais para preparar o mercado para a demanda crescente.
A Semana da Sergipanidade e o Natal Iluminado, eventos que celebram a cultura e as tradições locais, têm atraído turistas e consolidado Sergipe como um destino atrativo durante o ano todo. Além disso, o estado vem se tornando um polo para turismo de eventos, com Aracaju se destacando como sede de encontros corporativos e culturais.
Segundo o economista Guilherme Dietze, a trajetória de crescimento do turismo sergipano coloca o estado como uma referência emergente no cenário nacional. Se o ritmo continuar, Sergipe poderá se firmar como um dos principais destinos turísticos do Nordeste nos próximos anos, gerando ainda mais oportunidades e fortalecendo a economia local.
Com o avanço contínuo e investimentos em infraestrutura, promoção turística e segurança, Sergipe está se tornando um destino cada vez mais atraente para turistas em busca de belezas naturais, cultura e hospitalidade.
Com informações da Fecomércio
Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal.