A atividade turística internacional está em ampla recuperação e já atinge números próximos aos registrados antes da pandemia de Covid-19.
Segundo o mais recente Barômetro Mundial do Turismo, divulgado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), as chegadas de turistas internacionais em viagens por todo o mundo quase triplicaram de janeiro a julho de 2022 (172% maior) em relação ao mesmo período de 2021.
O número é 57% dos níveis pré-pandemia.
Aumenta número de turistas internacionais no Brasil. Crédito: Douglas Junior/MTur
A estimativa é de que 474 milhões de turistas internacionais tenham viajado nos sete primeiros meses deste ano, número bem superior aos 175 milhões computados nos mesmos meses de 2021.
Só entre junho e julho foram 207 milhões de chegadas, 44% do total registado de janeiro a julho de 2022 e mais do que o dobro registrado no mesmo período do ano passado.
Segundo a OMT, a recuperação constante é reflexo da forte demanda reprimida por viagens internacionais, bem como da flexibilização das restrições de viagem.
Turismo de aventura movimenta o Brasil
Escalada, arvorismo, asa-delta, mergulho, paraquedismo e trilhas, esses são apenas alguns dos esportes praticados pelos brasileiros no turismo esportivo.
--------------------
Américas
Na comparação com 2021, as Américas (+103%) e a África (+171%) registraram forte crescimento entre janeiro-julho deste ano, atingindo 65% e 60% dos níveis de 2019, respectivamente.
A Europa e o Oriente Médio foram as regiões que apresentaram a recuperação mais rápida, com chegadas atingindo, respectivamente, 74% e 76% dos níveis de 2019.
Na Ásia e no Pacífico (+165%) as chegadas mais que dobraram nos primeiros sete meses de 2022 e, no Oriente Médio, as chegadas internacionais quase quadruplicaram entre janeiro-julho de 2022 (+287%).
Retomada de setor aéreo amplia novos voos no Brasil
A alta movimentação nos aeroportos do país vem estimulando e ampliando a malha aérea nacional.
--------------------
Estrangeiros no Brasil
Um indicador que demonstra a forte retomada do turismo internacional no Brasil é o crescimento dos gastos dos estrangeiros.
Segundo o Banco Central do Brasil (Bacen), entre janeiro e julho deste ano, os turistas estrangeiros deixaram no país mais de US$ 2,7 bilhões.
O montante é 84% maior do que o registrado no mesmo período de 2021, quando o setor captou US$ 1,5 bilhão.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), até o mês de maio, o país havia recebido mais de um milhão de estrangeiros.
O número de viajantes é o maior desde o início da pandemia, em 2020.
A expectativa é de que até o fim do ano 4,2 milhões de turistas estrangeiros visitem o Brasil.