05 de Dezembro de 2020

Turismo

Redação
10:18
08/01/2019

Três iniciativas consideradas inovadoras e inéditas no turismo brasileiro

O 1º Prêmio Nacional do Turismo reconheceu 21 iniciativas brasileiras, desenvolvidas nos últimos dois anos, consideradas inovadoras para o setor no país. As ações foram selecionadas entre 242 inscritos em sete categorias.

Entre os casos de sucesso mais bem classificados pelo júri do prêmio, três são da categoria Marketing e Apoio à Comercialização no Turismo, que registrou 35 concorrentes.

Inéditos e inovadores, os projetos dessa área estão contribuindo de maneira significativa para impulsionar o turismo brasileiro.

Finalistas da categoria durante a cerimônia do 1º Prêmio Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro (Foto: Roberto Castro/MTur)

Primeiro lugar

A estratégia desenvolvida para estimular o fluxo de turistas para o Brasil pelo Aeroporto do Galeão (RJ) foi a iniciativa de Marketing e Apoio à Comercialização no Turismo classificada em 1º lugar da categoria.

O “Plano de Desenvolvimento de Passageiros” do Aeroporto Internacional Tom Jobim recorre a ferramentas pioneiras e de marketing estratégico, dando suporte as ações do aeroporto para o desenvolvimento de novas rotas e atração de novas companhias aéreas.

Segundo o executivo da concessionária RioGaleão, Bruno Giovanni dos Reis, o plano atua de várias maneiras: ferramentas de promoção não convencionais, participação em eventos, liderança em grupos de trabalho e ações pioneiras com o trade turístico e desenvolvimento de mercados.

“As ações implementadas geraram resultados surpreendentes, como por exemplo a atração de 12 mil passageiros que vieram da Europa através da utilização de mídia programática, fazendo com que atingíssemos mais de 96 milhões de americanos com a campanha E-Visa”, disse.

Segundo lugar

Já a plataforma digital ‘O Bom de Viajar’, elaborada pela rede de hotéis BHG com o objetivo de ser a melhor companhia de viagem para seus hóspedes e seguidores, alcançou a 2ª colocação do na categoria de Marketing do certame do MTur.

A ferramenta oferece conteúdo autoral e exclusivo, como histórias e entrevistas com viajantes, sugestões de moradores e dicas de viagens.

A estratégia foi desenvolvida para aproximar a marca dos clientes de maneira diferenciada e inovadora, segundo explica a representante do grupo BHG, Juliana Sousa Silveira.

‘O Bom de Viajar’ foi pioneiro em usar esse tipo de tecnologia em benefício do cliente, proporcionando experiências que permeiam a jornada do turista antes e depois da viagem.

Nos últimos dois anos, a plataforma de marketing entregou mais de 20 milhões de e-mails e suas campanhas geraram um retorno superior a R$ 8 milhões em receita para a BHG.

Já o seu marketplace próprio teve um volume de aproximadamente R$ 12 milhões em vendas e cerca de 21 mil reservas.

Atualmente a plataforma recebe cerca de 100 mil visitas únicas por mês e acumula quase 500 mil seguidores nas redes sociais.

Terceiro lugar

A Gestour, plataforma virtual de e-Marketplace voltada para o turismo brasileiro, ficou em 3º lugar na premiação. 

A ferramenta tecnológica disponibiliza um modelo de negócios que apoia a criação, gestão, distribuição, promoção e apoio à comercialização de destinos e empresas do setor. 

São diversas lojas virtuais organizadas por macrorregiões, regiões turísticas, estados e destinos, conforme o interesse e estratégia de posicionamento de seus produtos no mercado.

A plataforma digital está inserida nos conceitos da economia colaborativa e do consumo compartilhado. 

“Formatamos um negócio que ‘empodera’ empresas e destinos com tecnologia, serviços e modelo de negócios a custo zero de investimento tecnológico e despesas de manutenção, reduzindo ainda os custos com estrutura de back office operacional”, ressalta Vadis Luiz, responsável pela inovação tecnológica da Gestour. 

Atualmente o e-Marketplace da Gestour é formado por 6.457 lojas virtuais, sendo 5.570 de cidades, 328 de regiões turísticas, 27 de UFs e 5 de macrorregiões.

 

Boas práticas

O Ministério do Turismo criou um Banco de Boas Práticas para divulgar as dez iniciativas com melhor classificação, por categoria, no 1º Prêmio Nacional do Turismo.

O objetivo é dar visibilidade e multiplicar os casos de sucesso do setor, disponibilizando contatos, vídeos e materiais informativos apresentados pelos proponentes inscritos no certame.

Das 242 propostas apresentadas, 70 podem ser consultadas aqui.

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