O turismo brasileiro faturou R$ 15,3 bilhões em abril, crescendo 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do levantamento do Conselho de Turismo da Fecomércio/SP.
Houve também alta de 32,2% no acumulado no ano. No entanto, na comparação com abril de 2019, ano anterior à pandemia, o setor teve queda de 7,5%.
A Fecomercio/SP avalia que os feriados de Sexta-feira Santa, Tiradentes e os desfiles de carnaval contribuíram para esse crescimento.
A Fecomércio/SP considera que a varição de abril demonstra sólida recuperação do turismo no Brasil // Crédito: Comex
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No mesmo período do ano passado, o setor cresceu 36%.
Diante disso, a entidade acrescenta que “a alta não é resultado de uma base fragilizada de comparação, em razão dos efeitos da pandemia, mas um indicativo real de melhora nas perspectivas do turismo nacional”.
O maior crescimento ocorreu na atividade de transporte aéreo, com aumento de 159,7% na comparação anual e faturamento de R$ 4,6 bilhões no mês.
É uma volta ao nível que faturava em abril de 2019 – já com o valor corrigido pela inflação – conforme apontou a Fecomércio/SP.
O segundo maior crescimento foi observado nos serviços de alojamento e alimentação, com alta de 56,1% e faturamento de R$ 4,5 bilhões.
Na comparação com o período pré-pandemia, entretanto, houve queda de 12,9%.
As atividades culturais, recreativas e esportivas registraram alta de 21,7%, com faturamento de R$ 1,1 bilhão no mês.
O montante ficou abaixo do período anterior à pandemia, já que, na comparação com abril de 2019, houve queda de 24,2%.
O transporte terrestre – que inclui os ônibus intermunicipal, interestadual e internacional, além de trens turísticos – teve alta de 10,9%.
O faturamento foi de R$ 2,6 bilhões, um aumento de 1,9% em relação ao nível pré-pandemia.
As locadoras de veículos, agências e operadoras de turismo avançaram 2,5%, faturando R$ 2,5 milhões.
O transporte aquaviário foi o único segmento a ter queda no mês (-2,3%), com faturamento de R$ 42,3 milhões, o menor entre as atividades apontadas no levantamento.
Com grande evolução durante a pandemia, o resultado foi 27,3% maior em relação a abril de 2019.
Apesar dos resultados de abril mostrarem um contexto positivo para o turismo, avaliação da entidade aponta que, se a inflação no setor continuar elevada, pode haver comprometimento do desempenho no segundo semestre, diminuindo a amplitude de expansão.