27/11/2024 09:46

Compartilhe:

Canions Xingó

setor de turismo em Sergipe está com grandes expectativas para a alta temporada de 2024/2025, com foco nas festas de fim de ano e no verão, que promete atrair ainda mais turistas para o estado.

O trabalho contínuo e intenso realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), tem dado frutos, com forte divulgação de Sergipe nos principais mercados turísticos do Brasil ao longo de 2024.

Expectativas otimistas para o verão 2024/2025

taxa de ocupação dos hotéis e pousadas em Sergipe tem mostrado resultados animadores. Em 2023 e início de 2024, a taxa de ocupação chegou a 85%, e a ABIH/SE prevê um aumento de até 10% em relação ao ano anterior, impulsionado pelas festividades de fim de ano e pela temporada de férias escolares.

Marcos Franco, Secretário de Estado do Turismo, destaca que o governo de Sergipe, sob a liderança do governador Fábio Mitidieri, tem priorizado o turismo como uma política de Estado, participando de mais de 40 eventos de turismo ao longo de 2024.

Esses esforços ajudaram a alcançar mais de 400 mil desembarques no Aeroporto Internacional de Aracaju e ampliaram a visibilidade do estado como um destino turístico acolhedor, com diversos atrativos turísticos, como sol e praia, eventos culturais, e a famosa gastronomia local.

Expectativas para o setor hoteleiro

Vai surpreender

O presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco Sobrinho, afirma que as expectativas para o setor turístico, com destaque para o segmento hoteleiro, são grandes e muito boas.

Ele acredita que a vinda de turistas para Sergipe nesse período vai surpreender.

Nossos atrativos e belezas naturais somados às festas de fim de ano, às férias escolares e ao próprio verão, que compõem a alta temporada, vão atrair mais gente para Sergipe. No final de 2023 e início de 2024, tivemos uma taxa média de ocupação dos hotéis e pousadas que chegou a cerca de 85% no estado. E, diante de todo o empenho e mobilização para divulgarmos Sergipe este ano, creio na possibilidade de que haja um aumento de até 10%”, comenta, otimista.A alta temporada de verão está atraindo a atenção dos hoteleiros.

O executivo de Vendas do Vidam Hotel Aracaju, Gabriel Garcia, afirma que as expectativas são muito positivas para o período, tanto que a unidade hoteleira está investindo fortemente para as celebrações de fim de ano.

Com relação ao verão 2025, Gabriel Garcia revela que há grandes intenções. Segundo ele, a procura por hospedagem no Vidam Hotel Aracaju está muito grande, principalmente entre janeiro e março, mais especificamente após o Carnaval, que, próximo ano, acontecerá entre os dias 1º e 4 de março.

Impacto econômico no comércio e restaurantes

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (Abrasel/SE), Bruno Dórea, projeta um aumento de 20% no faturamento do setor durante a alta temporada. Ele acredita que o aumento do turismo trará não apenas mais visitantes, mas também contratações temporárias para atender à demanda.

A mobilização do Governo do Estado tem impactado positivamente o movimento nos bares e restaurantes sergipanos.

Aumento de visibilidade e expectativas no mercado de Agências de Viagens

Quem também está cheio de boas expectativas quanto à alta estação 2024/2025 é o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Sergipe (Abav/SE), Ravison Souza. Ele destaca que as ações do governo estão dando mais visibilidade ao estado, o que, paulatinamente, tem contribuído para aumentar o número de turistas.

Ganham as agências de viagens, mas, especialmente, as agências receptivas. Acredito que, na alta temporada e com os eventos realizados no estado, haja um aumento de cerca de 30%. Muita gente vai aproveitar para conhecer roteiros além da capital, Aracaju, como o Cânion de Xingó, as praias do litoral sul, como Abaís [em Itaporanga D’Ajuda] e Saco [em Estância], e até mesmo as cidades históricas”, analisa Ravison.

Eventos promissores

O verão 2024/2025 será recheado de grandes atrações, com destaque para os eventos Vila do Natal Iluminado 2024 e Verão Sergipe 2025, que devem atrair turistas e movimentar a economia local.

Da redação

Da redação -

Aracaju Magazine

Matérias sob editoria da equipe de redatores do portal. 

Nos acompanhe por e-mail!