Uma empresa bem consolidada no mercado deve explorar sua identidade aspiracional, propósito, envolvimento e preocupação ambiental, entre outras qualidades que aproximam cada vez mais o consumidor do produto ou serviço por ela oferecido.
Ao levar em consideração esses atributos, uma pesquisa realizada pela eCGlobal, uma plataforma de pesquisa de mercado, listou as marcas mais amadas pelos brasileiros em 2020.
As avaliações foram feitas com base em um indicador próprio da companhia, o Net Love Score (NLS).
Ele foi criado em 2019 com o objetivo de medir a conexão emocional das organizações com o público.
Com pontuações que vão de -100 a 200, os 2.144 entrevistados analisaram 35 categorias, divididas em oito segmentos:
Eletrônicos e eletrodomésticos, FMCG (bens de consumo rápido), fashion e beleza, finanças, transporte, varejo, serviços e nova economia.
Além de determinar o campeão em cada uma dessas categorias, a pesquisa fez um ranking geral.
Por conta da pandemia, os dados neste segundo ano de pesquisa foram coletados de maneira online.
A maioria do perfil dos integrantes é da classe B (59%), sendo boa parte mulheres (58%).
O recorte etário variou entre adultos de 20 a 34 anos (36%) e de 35 a 54 anos (36%).
Além disso, jovens de 18 a 19 anos compuseram 25% das entrevistas, que foram feitas entre abril e junho de 2020.
Segundo o levantamento, o isolamento social fez com que muitas marcas se destacassem.
Neste momento, alguns setores foram mais solicitados, permitindo mudanças graduais e positivas nos resultados em comparação a 2019.
As categorias com os maiores impulsos foram redes sociais, bandeiras de cartão de crédito e celulares.
Veja a seguir, as 10 marcas mais amadas pelos consumidores de acordo com o ranking consolidado da eCGlobal:
1. WhatsApp
Nota em 2020: 90,5
Nota em 2019: 87
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: YouTube (2º lugar) e Instagram (3º lugar)
2. Netflix
Nota em 2020: 88,3
Nota em 2019: 68,3
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia – Serviços de Streaming
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Spotify (2º lugar) e Amazon Prime Video (3º lugar)
3. YouTube
Nota em 2020: 79
Nota em 2019: 53
Posição em 2019: 2º
Categoria: Nova Economia – Redes Sociais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: WhatsApp (1º lugar) e Instagram (3º lugar)
4. Coca-Cola
Nota em 2020: 71,9
Nota em 2019: 65
Posição em 2019: 1°
Categoria: FMCG – Bebidas – Refrigerantes
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Guaraná Antártica (2° lugar) e Pepsi Co (3° lugar)
5. Mastercard
Nota em 2020: 71
Nota em 2019: 33,5
Posição em 2019: 2º
Categoria: Finanças – Bandeiras de Cartão de Crédito
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Visa (2º lugar) e Elo (3º lugar)
6. Sadia
Nota em 2020: 63,3
Nota em 2019: 39,7
Posição em 2019: 1º
Categoria: FMCG – Alimentos – Carnes e Derivados
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Perdigão (2º lugar) e Seara (3º lugar)
7. Uber
Nota em 2020: 61,9
Nota em 2019: 32,8
Posição em 2019: 1º
Categoria: Nova Economia – Aplicativos de Mobilidade
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: 99 (2º lugar) e Cabify (3º lugar)
8. Samsung
Nota em 2020: 58,9
Nota em 2019: 39,7
Posição em 2019: 1º
Categoria: Eletrônicos e Eletrodomésticos – Celulares
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Apple (2º lugar) e Motorola (3º lugar)
9. Nubank
Nota em 2020: 56,5
Nota em 2019: 18,9
Posição em 2019: 1º
Categoria: Finanças – Bancos Digitais
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Banco Inter (2º lugar) e Banco Original (3º lugar)
10. O Boticário
Nota em 2020: 56
Nota em 2019: 38,5
Posição em 2019: 1°
Categoria: Fashion & Beleza – Cosméticos
Outras marcas que aparecem na mesma categoria: Natura (2° lugar) e Avon (3° lugar)
Fonte: Forbes
Fonte: Forbes