03/01/2023 14:55

Compartilhe:

A primeira semana do ano já começou e começa a existir uma sequência de expectativas, ideias, planos e projetos.

O que fazer para construir um ano especial?

Chegou a hora de executar o que você planejou. Exatamente assim, executar, fazer.

Conhece o ciclo “PDCA”? O ciclo é explicado com estas letras iniciais em inglês: Plan, Do, Check e Act.

No portal da ENDEAVOR (endeavor.org.br) existe um resumo que será apresentado abaixo com as quatro etapas do PDCA, segue:


1 – PLAN (PLANEJAR) – Neste primeiro passo para a aplicação, você deve elaborar um plano.

Deve desenvolver, com base nas diretrizes e políticas da sua empresa, uma estratégia que se proponha a resolver os problemas levantados.

A partir disso, deve levar em consideração três fases fundamentais: a primeira é o estabelecimento dos objetivos do ciclo; a segunda é a escolha do caminho para que estes objetivos sejam atingidos; e a terceira é a definição do método que deverá ser utilizado para isso.

E deve também montar a equipe, escolhendo os profissionais que liderarão os processos.

Como ocorre em qualquer planejamento, a boa e cuidadosa elaboração desta etapa evita falhas e perdas de tempo desnecessárias nas próximas fases do ciclo PDCA.


2 – DO (FAZER) – O planejamento está pronto e bem detalhado? Hora de colocá-lo em prática.

Hora de arregaçar as mangas e tocar a execução do plano, que consiste também em treinar os envolvidos para prepará-los para o método que será empregado.

Esta é a etapa mais importante do ciclo e deve ser acompanhada bem de perto para que em nenhum momento se desvie do que foi planejado.


3 – CHECK (VERIFICAR) – O terceiro passo é a análise ou verificação dos resultados alcançados e dos dados coletados.

Esta etapa pode se desenvolver tanto ao mesmo tempo em que o plano quando é elaborado – quando se verifica se o trabalho está sendo feito da forma devida – quanto após a execução, quando são feitas as análises estatísticas dos dados e a verificação de todos os itens.

O principal objetivo desta fase é detectar eventuais erros ou falhas.


4 – ACT ou Adjust (AGIR, CORRIGIR) – É a última fase.

Nela, são tomadas as ações corretivas com base no que foi verificado.

Ou seja, deve-se corrigir as falhas encontradas no passo anterior. Então, após realizada a investigação das causas destas falhas ou desvios no processo e após agir para solucioná-las, comece tudo de novo.

Exatamente: como um ciclo, o PDCA deve ser retomado sempre para que, as práticas e os processos se aprimorem continuamente.

O importante é pensar a necessidade do ciclo e colocar em prática todo o processo.

Não existe uma etapa melhor que a outra, existe um início e um fim para cada uma das iniciativas. Então, vamos colocar o ciclo PDCA para girar? Feliz 2023!

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com



O conteúdo e opiniões expressas neste espaço são de responsabilidade exclusiva do seu autor e não representam a opinião deste site.

Últimas Notícias

Anunciantes

Comentários

Quer deixar uma mensagem? Preencha o formulário!

*Campos obrigatórios.

Nos acompanhe por e-mail!