Van Gogh frequentemente retratava grandes ramos floridos contra o céu azul, utilizando as amendoeiras como símbolo de renovação e nova vida quando florescem no início da primavera na Europa.
O presente da pintura Amendoeira em Flor dado a seu irmão Theo e a sua cunhada Jo, após o nascimento do filho deles, Vincent Willem, carregava uma mensagem de determinação e coragem.
Amendoeira em Flor // Fotos: Domínio Público via Creative Commons
Amendoeira em Flor // Fotos: Domínio Público via Creative Commons
Theo escreveu: “Como lhe dissemos, daremos a ele o seu nome, e desejo que ele seja tão determinado e corajoso quanto você".
Não é de surpreender que essa pintura tenha permanecido próxima ao coração da família Van Gogh, especialmente considerando que Vincent Willem fundou o renomado Museu Van Gogh, em Amsterdã.
No início, pintura ficava pendurado acima do piano na sala de estar de Theo e Jo. Mais tarde, depois que Jo se mudou para Bussum após a morte de Theo, a obra ficou pendurada no quarto de Jo e de seu filho Vincent.
Após a morte de Vincent e Theo, todas as pinturas de Vincent passaram para as mãos de Jo. Ela vendeu uma série de obras durante sua vida, mas a Amendoeira em Flor era tão precioso para Jo e seu filho que nunca seria vendido.
Por esse motivo, Amendoeira em Flor até hoje está em exibição no Museu Van Gogh.
Johanna Bonger segurando o bebê Vincent Willem van Gogh, sobrinho do renomado pintor
Johanna Bonger segurando o bebê Vincent Willem van Gogh, sobrinho do renomado pintor
Para Van Gogh, pintar Amendoeira em Flor significou um novo começo. Na época, ele já estava internado em um asilo em Saint-Rémy há quase dez meses.
Devido a um ataque de doença, Vincent não trabalhava há semanas. Ele agora tinha permissão para voltar a pintar, cercado pela natureza.
Vincent trabalhou duro, mas isso lhe custou caro. Depois de terminar a pintura, no final de fevereiro, teve um ataque que durou dois meses; sua crise mais longa de todos os tempos.
Depois de se recuperar, uma nova decepção o aguardava. Vincent havia perdido sua amada estação de florescimento: ‘Se eu pudesse continuar trabalhando, […] teria feito outras árvores em flor. Agora as árvores em flor estão quase acabadas, […] não tenho sorte’.
Autorretrato de 1889, de Vincent van Gogh
Autorretrato de 1889, de Vincent van Gogh
Vincent escolheu uma perspectiva incomum para criar Amendoeira em Flor. Ele pintou os galhos de baixo e bem de perto. É como se você estivesse deitado de costas na grama, olhando para os galhos acima de você, de modo que não consegue mais ver a árvore inteira.
Vincent tinha visto esta abordagem na gravura japonesa e foi inspirado por ela. Essas impressões muitas vezes ampliam detalhes da natureza, e a imagem às vezes era cortada.
O tema em si também parece muito japonês, já que a flor desempenhou um papel significativo na gravura japonesa.
Assista ao vídeo para ver o que mais Van Gogh aprendeu com as gravuras japonesas.
Com informações do Museu Van Gogh