Desafio constante para o ser humano, para a sociedade e para as organizações, liderança é tema recorrente.
O consultor Luiz Almeida Marins Filho buscou dados de pesquisa feita na Europa com mais de 500 executivos.
Eis um resumo de seu trabalho em doze tópicos como atributos de liderança:
(1) Disposição para tentar o que não foi tentado antes - Ninguém deseja ser guiado por um administrador a quem falte coragem e autoconfiança.
(2) Auto motivação - O gerente que não consegue se automotivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.
(3) Uma percepção aguda do que é justo - O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.
(4) Planos definidos - O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano coma participação de seus subordinados.
(5) Perseverança nas decisões – Um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações e análise sobre o problema e demonstra convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra.
(6) O hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual é pago - Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal.
(7) Personalidade positiva - As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.
(8) Empatia - O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas.
(9)- Domínio dos detalhes - O líder entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.
(10) Disposição para assumir responsabilidade - Outros ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus liderados. O clichê do líder é: "A responsabilidade é minha".
(11) Duplicação – O líder faz os outros evoluírem e é capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo". Está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas.
(12) Profunda crença em seus princípios - O líder deve ter a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho.
Ao final, Marins sugere que a pessoa leia, medite, detenha-se sobre cada item e dê a si mesmo uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) e depois de algum tempo repita essa auto-avaliação.
Já fez? Qual foi o seu resultado em cada um dos itens acima? Você é um Líder Inovador? Experimente fazer outra vez em outro momento.