Variedades

Diego da Costa
16:30
23/02/2023

Inovação ou Renovação, como trabalhar estes temas nas organizações?

Vivemos dias de constantes mudanças e transformações. Na vida pessoal acontecem diversas demandas ligadas a família, saúde, relacionamentos.

Na vida profissional o que se sabe é que tudo vai mudar, a única certeza que temos.

Então, é preciso inovar ou renovar?

O conceito das palavras leva ao entendimento que precisamos de inovação e renovação.

Vamos aos conceitos:

No portal significados.com.br, a Inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificando antigos costumes, manias, legislações, processos entre outros; efeito de renovação ou criação de uma novidade.

O conceito de inovação é bastante utilizado no contexto empresarial, ambiental ou mesmo econômico.

Neste sentido, o ato de inovar significa a necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para atingir determinado objetivo.

Inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.

A ideia de inovação, no entanto, não deve ficar fadada apenas à invenção de novos produtos, serviços ou tecnologias, mas também ao valor ou conceito de determinada coisa, como o modo de organizar uma empresa, por exemplo.

No âmbito empresarial existem vários tipos de inovação, como a inovação de produtos, inovação de marketing, inovação organizacional, inovação radical, inovação incremental, entre outros.

Atualmente, a inovação pode ser considerada um sinônimo de adaptação e, para que as empresas possam obter resultados e continuar na "batalha" no mercado empresarial, as inovações são essenciais para que possam se moldar às mudanças que acontecem nas estruturas sociais e econômicas. Veja que a renovação está dentro da inovação. Inovar é renovar. 

Sendo assim, existem muitas definições de inovação.

O que há em comum entre elas é a concordância, de que se trata de um fenômeno que ocorre no âmbito das empresas, com a participação de diferentes atores da sociedade, como as universidades, as agências de fomento, associações, fundações, autarquias, o estado entre outros.

A conclusão é que a inovação diz respeito ao lançamento ou melhoria de um produto, serviço e/ou processos, com a finalidade de melhorar a posição competitiva da empresa.

Já o Manual de Oslo – referência mundial na regulamentação da matéria – na sua 3º edição (OCDE, 2005) estendeu o conceito para inovações nos métodos de marketing e nos métodos organizacionais.

Conclui-se, portanto que inovação está relacionada com o fato de que ela vai gerar melhoria ou nova receita para a empresa.

Assim, segundo o Manual de Oslo (OCDE, 2005), o conceito de inovação refere-se à: 

a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.

Esta foi a referência encontrada, o Manual de Oslo já trabalha a cada ano aperfeiçoando os conceitos e práticas de inovação. Vale a leitura.

A inovação com a renovação deve fazer parte do dia a dia de cada pessoa.

Transformar a mentalidade, a saúde, os momentos para atingir o foco necessário de cada um. É preciso inovar mais e mais.

Diego da Costa é Administrador, CRA-SE 203501, especialista em Marketing, MBA em Gerenciamento de Projetos, Líder Coach Psicopositivo, Coach ISOR, associado fundador do Rotary Club de Aracaju Nova Geração, fundador do Conselho de Jovens Empreendedores de Sergipe, Coach, Consultor e Mentor. Apaixonado por aprender e empreender.
E-mail: diegodacosta@hotmail.com

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