21 de Abril de 2021

Cultura & Variedades

Edição: Hugo Julião
17:21
05/04/2021

Jornalista brasileiro lança podcasts sobre maior comunidade estrangeira em Portugal

Paulo Markun, escritor e jornalista brasileiro, vive há três anos em Lisboa.

Depois de ter passado pelos principais mídias brasileiras - emissoras de TV, jornais e revistas - e de presidir a TV Cultura do Brasil, Markun resolveu criar uma série de podcasts sobre a experiência de outros conterrâneos que fizeram o mesmo caminho, escolhendo Portugal como sua morada. 

Markun tem 15 livros publicados, mais de uma centena de documentários e está completando 50 anos no jornalismo.

Já realizou uma série de TV sobre Brasil e Portugal, "Lá e Cá", exibida em 2010 pela RTP 2 e Tv Cultura, em parceria com Carlos Fino (Reprodução/Facebook)

--------------------

A série chama-se Se Calhar - Brasileiros em Portugal e tem o apoio do Itaú Private Bank agora operando em Lisboa também. 

A primeira temporada tem seis episódios de aproximadamente 20 minutos: Lira Neto, Luana Piovani, Yamandu Costa, Odinei Edson, Bebel Moraes e Daniel Mattar e Henrique Ribeiro.

A periodicidade dos episódios é quinzenal. 

O primeiro deles, com entrevista do escritor Lira Neto, estará disponível nas principais plataformas de streaming nesta terça-feira (6).

--------------------

Lira Neto acaba de lançar "Arrancados da Terra",um livro sobre os judeus sefarditas portugueses que fundaram Nova Iorque

--------------------

 

Paulo Markun explica por que resolveu desenvolver os podcasts:  

"Esse é um formato que tem crescente aceitação pelo público, aqui e no Brasil. Como o velho e bom rádio, permite conciliar informação e entretenimento com outras atividades.

Nós, brasileiros, somos a maior comunidade estrangeira em Portugal, mas há poucos projetos voltados a esse público, bem como àqueles que, no Brasil, sonham em vir para cá.

Há páginas em redes sociais e canais no Youtube, mas são direcionados para responder a questões mais pragmáticas ou a orientar quem deseja migrar.

Se Calhar pretende conhecer melhor a experiência de quem já fez esse movimento, em várias áreas de atuação. Além de falar um pouco sobre peculiaridades que me chamaram a atenção.

Compartilhamos a língua, muitos costumes e toda nossa história, mas há diferenças importantes. Entendê-las é um caminho para a integração de quem vem do outro lado do Atlântico".

--------------------

Perfil dos entrevistados:

Lira Neto: escritor cearense, autor das biografias de Padre Cícero, Getulio Vargas, Maysa Matarazzo, José de Alencar, Castelo Branco e de Arrancados da Terra, mais novo livro. Ganhador de vários prêmios literários.

Radicado no Porto (Foto: Daryan Dornelles/Divulgação)

--------------------

Luana Piovani: atriz paulistana, participou de filmes, minisséries e programas de humor no Brasil e em Portugal.

Radicada em Lisboa (Divulgação)

--------------------

Yamandu Costa: violonista gaúcho, internacionalmente reconhecido.

Radicado em Lisboa (Foto: Rodrigo Lopes/Divulgação)

--------------------

Odinei Edson: locutor esportivo, narrador das corridas de Fórmula Um para a rádio Bandeirantes do Brasil, irmão do também locutor Osmar Santos.

Radicado em Lisboa (Reprodução/Facebook)

-------------------

Bebel Moraes e Daniel Mattar: proprietários da Brisa Galeria, no bairro do Chiado em Lisboa. Ela é produtora de moda, ele fotógráfo e artista plástico.

---------------------
 

Henrique Ribeiro: empresário nascido em Minas Gerais, proprietário da fábrica de bicicletas Swift Carbon, localizada no Porto, onde vive atualmente (Divulgação)

--------------------

Contato: + 351 926209314  www.paulo.markun.com.br  |   paulo.markun@gmail.co

Compartilhe